ASPECTOS
SOBRE TRABALHO EM EQUIPE E LIDERANÇA
Um
projeto para ser elaborado e executado, necessita geralmente de um grupo de
pessoas, ou uma equipe. Estas pessoas, na busca de um objetivo comum,
necessitam ter a capacidade de “trabalho em equipe”. Aparentemente as técnicas
e o planejamento são as variáveis mais importantes para o sucesso de um
projeto, mas em realidade, a maior importância está na qualificação da equipe
de trabalho. E esta equipe necessita ser conduzida pelo gestor ou gerente de
projeto, pessoa esta que necessariamente deve ser um líder.
FASES
DO TRABALHO EM EQUIPE
Uma
equipe tem quatro estágios de desenvolvimento, pois em muitos casos, pessoas
que nem se conhecem ainda, trabalharão juntas num determinado projeto:
·
Primeiro estágio: Formação
·
Segundo estágio: Agitação
·
Terceiro estágio: Normalização
· Quarto
estágio: Execução
Por
causa da existência deste processo de Formação de uma equipe não se deve
esperar resultados imediatos a sua implantação, haja vista a existência de ansiedade
das pessoas envolvidas, desconhecimento das características dos outros,
desconfiança e incertezas. No estágio da Agitação, entre outras situações que
ocorrem, os membros da equipe testam os limites e a flexibilidade do gestor de
projetos e as regras estabelecidas. Na Normalização, a equipe entre si, e com o
gestor, encontra o modo de funcionamento onde a maioria dos conflitos pessoais
já foi resolvida, bem como já estão bem conhecidos os objetivos do projeto, os
recursos necessários para o seu alcance e também as dificuldades a serem
enfrentadas. Na Execução, a equipe está altamente comprometida e com o desejo
de que os objetivos sejam alcançados e há uma interdependência pessoal com
autonomia grupal e os resultados são satisfatórios.
CARACTERÍSTICAS
DE UMA EQUIPE EFICAZ
Para
a obtenção do sucesso em um projeto, uma equipe de trabalho deve ter certas
características que auxiliarão no alcance dos objetivos e são estas:
·
Um claro entendimento do objetivo do
projeto;
·
Expectativas claras em relação ao papel
e às responsabilidades de cada pessoa;
·
Uma orientação aos resultados;
·
Um alto grau de cooperação e
colaboração;
· Um
alto grau de confiança.
Igualmente, se pode citar que as barreiras para a eficácia de
uma equipe de trabalho são:
·
Metas pouco definidas;
·
Definição incerta dos
papéis e das responsabilidades;
·
Falta de uma estrutura
de projeto (recursos);
·
Falta de
comprometimento;
·
Má comunicação;
·
Má liderança;
·
Rotatividade de membros
na equipe do projeto.
LIDERANÇA E ESTILOS DE LIDERANÇA
Liderança
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas,
transformando-a numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e
influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam
voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da
organização.
Um chefe tem atividades determinadas por seu superior e as
executa juntamente com seus subordinados, porém, um líder reúne juntamente com
a figura de um chefe, a figura de um motivador, sempre buscando que os
objetivos sejam alcançados com melhores resultados para todos os envolvidos.
Estilos de Liderança
Liderança autocrática:
Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de
liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma
decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder
determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo
imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder
determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e
pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Liderança democrática:
Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança
é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo
decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado
e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o
alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando
este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas
ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério
do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de
trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e
limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
Liderança liberal ou Laissez-faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa
laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente
"deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as
pessoas têm mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente
uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante.
Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança
negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigí-los.
Liderança paternalista:
O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe têm
relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista
pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo
adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais
importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação
profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados
pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.
Como visto, existem quatro estilos de liderança, porém,
nenhuma pessoa possui apenas um estilo, mas sim, uma predominância de um deles
e sujeito a possíveis variações, em decorrência de situações momentâneas que
está vivendo.
Para uma organização, quanto mais líderes estiverem atuando,
melhor, pois mais rápido e mais qualificadamente a mesma irá atingir seus
objetivos e metas.
Liderança Situacional
O conceito de liderança situacional consiste da relação entre
estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um
estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos
diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo
o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a
serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança,
motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus
colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e
flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação
conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada,
concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional
através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos
colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade
de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Como
se vê, na liderança situacional, o momento em que o líder se encontra, fará com
que adote as medidas mais adequadas, conforme a complexidade e a demanda, seja
pelos objetivos do grupo, seja por possíveis conflitos existentes de qualquer
ordem estabelecido.
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