sábado, 23 de fevereiro de 2013

ENTENDIMENTO SOBRE A EMPRESA

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
Organização Empresarial é definida pela estrutura de órgão que a compõem, como entidades dinâmicas e altamente complexas. Toda funcionalidade e a utilização dos recursos que garantem a sorte da empresa.
Nas organizações empresarias temos uma relação de autoridade e responsabilidade, que denomina-se hierarquia, onde um determinado individuo responde ou dirige determinado grupo.
Existem 4 pontos fundamentais das organizações.
 1º As organizações são constituídas de pessoas.
 2º Nas organizações deve-se dividir o trabalho entre as pessoas.
 3º As organizações devem ter limites.
 4° Alcançar os objetivos.
DESAFIOS DA ORGANIZACIONAIS
As organizações estão enfrentando grandes desafios para se manter no ambiente dos dias atuais.
 Temos 5 fatores de grande importância. 
 As organizações num ambiente global.
 Aumento da velocidade e reações às mudanças ambientais.
 Projetos de estruturação ou reestruturação das atitudes organizacionais.
 A administração da ética e da moral das organizações.
ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA
Todas as organizações podem ser vistas como sistemas abertos, pelos quais tomam entradas do ambientes e, por meio de atividades, transformam ou convertem estas entradas em saídas para alcançar algum objetivo.
     
Processo de transformação dos recursos na saídas de produtos
                        
SUBSISTEMAS DAS ORGANIZAÇÕES
Ao observar uma organização como um sistema ou vista como um todo, podemos notar vários subsistemas com as suas entradas e saídas, com os seus próprios processos interagindo com outros subsistemas. Tudo isso, dentro das atividades de transformação ou conversão da organização.
AMBIENTES
Ambientes e todos os fatores que afetam ou influencia diretamente e indiretamente a organização, tanto interno como externo.                                               
Temos:
  Ambiente Geral
  Ambiente das Tarefas
  Ambientes Interno
  Ambiente Externo
ORGANOGRAMAS
O organograma é um quadro representativo da organização e de seu serviço, onde indica as relações em cada unidade e as suas atribuições de responsabilidade e autoridade.
Encontramos alguns tipos de representações dentro das empresas, podendo dividi-las  em quatro grupo.
São eles: 
Linear: Onde um subordinado recebe ordens de um único superior que por sua vez as recebe de seu superior hierárquico.
Departamentalização: Dentro de cada departamento a estrutura é linear. Sua característica é a divisão de trabalho e direção em departamento.
Divisão de departamentos:
  Por função
  Por produto
  Por território
  Por área de consumo
Funcional: A autoridade é exercida de acordo com a divisão da administração, da direção e da chefia por função, onde, um superior pode atuar em diferentes setores conforme exigido por suas funções, e um trabalhador pode receber ordens ou orientações de vários superiores no mesmo nível. É utilizado quando há grande complexidade e especialização de conhecimento.
Assessoria e Linha: É a combinação da organização linear com alguns elementos da organização funcional, onde linha é a relação de autoridade direta de um superior a seus subordinados e assessoria. É todo trabalho consultivo, de aconselhamento e de provisão de conhecimentos técnicos.

Exemplos de Organograma:
  
Dois modelos de organogramas: No 1º uma empresa de maio porte com vários cargos e funções, já no 2º uma empresa de pequeno porte com poucos cargos e funções.
                                                             
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação é o processo de transformações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos.
Apresenta de 2 formas:
  VERBAL: subdivide-se em oral e escrita
  NÃO VERBAL: refere-se ao comportamento.

Comunicação Organizacional
  COMUNICAÇÃO VERTICAL: é o fluxo de informações de cima para baixo de baixo para cima.
  COMUNICAÇÃO HORIZONTAL: é o fluxo de informações entre os setores e colegas de trabalho.
  COMUNICAÇÃO INFORMAL: ocorre em qualquer direção e dentro da organização. Ela é informal, pois não é parte de uma fonte oficial.



A imagem ilustra que dentro de uma organização a comunicação tem que ser clara e objetiva em todos os sentidos para que possa servi para tomadas de decisões e comprimento das metas e planos de ações.

AS FUNÇÕES E OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
  INFORMAÇÃO: base para tomada de decisão e orientação das ordens dos serviços.
  MOTIVAÇÃO: influencia comportamental.
  EMOÇÃO: expressão de sentimentos e emoções.
  CONTROLE: implementação de normas e estabelecimento de autoridade e responsabilidade.