ORGANIZAÇÃO
EMPRESARIAL
ORGANIZAÇÕES
EMPRESARIAIS
Organização
Empresarial é definida pela estrutura de órgão que a compõem, como entidades
dinâmicas e altamente complexas. Toda funcionalidade e a utilização dos
recursos que garantem a sorte da empresa.
Nas
organizações empresarias temos uma relação de autoridade e responsabilidade,
que denomina-se hierarquia, onde um determinado individuo responde ou dirige
determinado grupo.
Existem
4 pontos fundamentais das organizações.
1º As organizações são
constituídas de pessoas.
2º Nas organizações deve-se
dividir o trabalho entre as pessoas.
3º As organizações devem ter
limites.
4° Alcançar os objetivos.
DESAFIOS DA
ORGANIZACIONAIS
As
organizações estão enfrentando grandes desafios para se manter no ambiente dos
dias atuais.
Temos 5 fatores de grande importância.
As organizações num ambiente
global.
Aumento da velocidade e reações
às mudanças ambientais.
Projetos de estruturação ou
reestruturação das atitudes organizacionais.
A administração da ética e da
moral das organizações.
ORGANIZAÇÃO COMO
SISTEMA
Todas
as organizações podem ser vistas como sistemas abertos, pelos quais tomam
entradas do ambientes e, por meio de atividades, transformam ou convertem estas
entradas em saídas para alcançar algum objetivo.
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Processo de transformação dos recursos na saídas de produtos |
SUBSISTEMAS DAS ORGANIZAÇÕES
Ao
observar uma organização como um sistema ou vista como um todo, podemos notar
vários subsistemas com as suas entradas e saídas, com os seus próprios
processos interagindo com outros subsistemas. Tudo isso, dentro das atividades
de transformação ou conversão da organização.
AMBIENTES
Ambientes
e todos os fatores que afetam ou influencia diretamente e indiretamente a
organização, tanto interno como externo.
Temos:
Ambiente Geral
Ambiente das Tarefas
Ambientes Interno
Ambiente Externo
ORGANOGRAMAS
O
organograma é um quadro representativo da organização e de seu serviço, onde
indica as relações em cada unidade e as suas atribuições de responsabilidade e
autoridade.
Encontramos
alguns tipos de representações dentro das empresas, podendo dividi-las em quatro grupo.
São
eles:
Linear:
Onde um
subordinado recebe ordens de um único superior que por sua vez as recebe de seu
superior hierárquico.
Departamentalização:
Dentro de cada
departamento a estrutura é linear. Sua característica é a divisão de trabalho e
direção em departamento.
Divisão de departamentos:
Por função
Por produto
Por território
Por área de consumo
Funcional:
A autoridade é
exercida de acordo com a divisão da administração, da direção e da chefia por
função, onde, um superior pode atuar em diferentes setores conforme exigido por
suas funções, e um trabalhador pode receber ordens ou orientações de vários
superiores no mesmo nível. É utilizado quando há grande complexidade e
especialização de conhecimento.
Assessoria
e Linha: É a
combinação da organização linear com alguns elementos da organização funcional,
onde linha é a relação de autoridade direta de um superior a seus subordinados
e assessoria. É todo trabalho consultivo, de aconselhamento e de provisão de
conhecimentos técnicos.
Exemplos
de Organograma:
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Dois modelos de organogramas: No 1º uma empresa de maio porte com vários cargos e funções, já no 2º uma empresa de pequeno porte com poucos cargos e funções. |
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação é o processo de
transformações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos.
Apresenta
de 2 formas:
VERBAL: subdivide-se em oral e escrita
NÃO VERBAL: refere-se ao comportamento.
Comunicação Organizacional
COMUNICAÇÃO VERTICAL: é o fluxo de informações de cima
para baixo de baixo para cima.
COMUNICAÇÃO HORIZONTAL: é o fluxo de informações entre
os setores e colegas de trabalho.
COMUNICAÇÃO INFORMAL: ocorre em qualquer direção e
dentro da organização. Ela é informal, pois não é parte de uma fonte oficial.
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A imagem ilustra que dentro de uma organização a comunicação tem que ser clara e objetiva em todos os sentidos para que possa servi para tomadas de decisões e comprimento das metas e planos de ações. |
AS FUNÇÕES E OS
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
INFORMAÇÃO: base para tomada de decisão e orientação
das ordens dos serviços.
MOTIVAÇÃO: influencia comportamental.
EMOÇÃO: expressão de sentimentos e
emoções.
CONTROLE: implementação de normas e
estabelecimento de autoridade e responsabilidade.