sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A CONTABILIDADE EMPRESARIAL.





Conceito
O termo contabilidade caracteriza-se pelo registro de todas as transações, sendo elas: entradas e saídas realizadas em uma empresa.
 A contabilidade é vista como sendo uma ferramenta de suma importância para a organização como um todo, é como se fosse o retrato financeiro da organização.
Uma boa administração não é feita somente com a contabilidade, mas é praticamente impossível realizar uma boa gestão sem se usar a contabilidade.
Várias são as características da informação contábil gerencial, dentre elas as mais importantes:
-        Útil;
-        Oportuna;
-        Clara;
-        Integra;
-        Relevante;
-        Flexível;
-        Completa;
-        Preditiva.
 É necessário que a contabilidade seja organizada para que o processo de comunicação com seus usuários ocorra de forma objetiva e resumida.
Os profissionais contábeis, precisam estar aptos no exercício de sua profissão, possuindo experiência, participando de cursos de capacitação e conhecendo as novas tecnologias que surgem para nortear e melhorar o seu trabalho.
A contabilidade também é vista como sendo um instrumento de controle, que objetiva proteger o patrimônio, promovendo a eficiência operacional da empresa.
Quando a empresa possui um bom controle interno, ela se torna mais rápida caso seja preciso adotar medidas preventivas ou corretivas que interferem nos lucros da empresa.
Os vários softwares encontrados no mercado podem auxiliar e muito a vida de um contador em relação as diversas fraudes existentes, como:
-        Apropriação indevida;
-        Furtos;
-        Pirataria.
É visto que a contabilidade se encontra em evolução, tanto ela quanto seu profissional, que busca qualidade, aplicação de modelos de gestão empresarial.
Antigamente, o contabilista era tido como um guardador de livros, mas atualmente, ele é um gestor do planejamento tributário das empresas.
O palestrando também comentou sobre o balanço social, que existe desde o início do século XX, e que vem clamando por responsabilidade social das empresas.
Tanto o balanço social, quanto a responsabilidade social são pautas de discussões sociais, políticas e empresariais há algumas décadas, mas só ganhou maior ênfase, nos últimos anos.
A importância da participação da empresa e a desigualdade econômica existente no país, surgiram com o balanço social, uma vez que é possível tornar a contabilidade eficiente se investirmos no capital humano, que proporciona o crescimento sustentável para uma melhor forma de crescimento financeiro.
A contabilidade é vista como a alma de uma empresa, pois a partir do momento que o setor contábil se encontra em crise, toda a empresa passa a ter problemas, muitas vezes sem solução.
O profissional contábil, deve desenvolver suas funções de forma clara e objetiva, para que seu trabalho seja tido como sério e capaz de gerar resultados positivos para a empresa em que atua.
Para que uma empresa não declare falência, ela precisa que seu setor contábil atue frente a frente aos problemas, que por ventura possam surgir, evitando prejuízos e buscando o crescimento empresarial e seu próprio crescimento profissional.