sexta-feira, 15 de março de 2013

LOGÍSTICA E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL





CONCEITO
O surgimento de  um novo mercado nas economias ocidentais, que se caracteriza por clientes e consumidores sofisticados.
As empresas ocidentais vem passando por várias mudanças, mas a mais significativa diz respeito ao amadurecimento dos mercados em que competem, uma vez que a satisfação dos clientes é mais importante do que os produtos oferecidos. Dessa forma, o cliente passa a ser mais exigente e o marketing enganoso passa a ter menos força no mercado competitivo.
A palavra logística é de origem francesa, que era um termo militar cujo significado era a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas militares.
A logística possui variadas denominações, tanto no que diz respeito à esfera acadêmica, quanto na de negócios:
-      Distribuição física;
-      Administração de materiais;
-      Distribuição;
-      Logística;
-      Sistema de resposta rápida;
-      Logística de distribuição, entre outros.

Segundo o Council of Logistics Management, logística nada mais é do que a parte do processo da cadeira de suprimentos, que planeja, implanta e controla o fluxo de produtos e serviços visando atender as necessidades do consumidor.
Já a logística empresarial sob a visão de Ronald H. Ballou, trata das atividades de movimentação e armazenagem que objetivam o melhor fluxo de produtos, sob um custo razoável para os clientes.
A logística atravessou as guerras, como a II Grande Guerra Mundial, onde também se refinou. 
A logística militar pode demonstrar como as atividades de distribuição podem se integrar a um único sistema.
O grande avanço tecnológico proveniente do final da década de 70 e principio da década de 80, levaram  as empresas a investirem e se interessarem cada vez mais na logística.
Um modelo básico da cadeia logística, pode ser assim demonstrado:
FORNECEDOR®   FABRICANTE®   DISTRIBUIDOR®   LOJAS.
Quando o produto e serviços são colocados no mercado por um menor custo, é sinal de que a logística atuou de forma efetiva, pois sua importância no setor econômico é muito significativa.
O papel da logística favorece o esforço do marketing empresarial, criando um diferencial e proporcionando ao cliente o produto certo, no momento certo.
As atividades que compõem o fluxo de um produto desde sua origem até o seu consumo podem ser assim definidas:
-      Serviço ao cliente: visa o recebimento do produto pelo cliente em ótimas condições e custo acessível.
-      Processamento de pedidos: visa uma maior rapidez no processamento dos pedidos de uma empresa para a satisfação do cliente.
-      Comunicações de distribuição: visa uma comunicação eficiente como sendo o alicerce de uma boa administração da logística.
-      Controle de inventário: visa manter um nível de estoque de produtos, cuja quantidade satisfaz seus clientes em potencial.
-      Previsão de demanda: visa determinar a quantidade de produtos e serviços que os clientes precisarão em um determinado momento.
-      Trafico e transporte: é de suma importância para o movimento ou fluxo de bens.
-      Armazenagem e estocagem: são atividades que visam um melhor administração do espaço físico para manter inventários.
-      Localização de fábrica e armazéns: uma boa localização de fábricas e armazéns pode melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente.
-      Movimentação de materiais: visa os aspectos de manuseio de matérias primas, estoques e semi-acabados e acabados dentro do local adequado.
-      Suprimentos: são os materiais e serviços que garantem um bom funcionamento da     logística da empresa.
-      Suporte de peças de reposição e serviços: visa cuidar do reparo e serviços pós-venda dos produtos.
-      Embalagem: pode agir para fins de promoção e propaganda, bem como visa proteger o produto durante seu armazenamento e transporte.
Dessa forma, percebe-se que a logística tem com finalidade organizar, de forma sistemática, uma empresa que busca inovações, organização e, sobretudo, que visa a satisfação de seu cliente.
A logística da empresa é uma forma de garantir o bom funcionamento, a organização e, sobretudo, a satisfação do cliente em relação ao que lhe é oferecido pela empresa.
É verdade que no mercado o aumento de exigências, relacionadas ao gosto de cada cliente é um fator que faz com que as empresas invistam firmemente na logística, como forma de agregar um maior número de clientes em potencial.
Dessa forma, a logística é vista como a mola percussora que visa a satisfação dos clientes adquiridos e aqueles que ainda investirão seu dinheiro na empresa que mais lhe atrai.