CONCEITO
O surgimento de um
novo mercado nas economias ocidentais, que se caracteriza por clientes e
consumidores sofisticados.
As empresas ocidentais vem passando por várias mudanças, mas
a mais significativa diz respeito ao amadurecimento dos mercados em que
competem, uma vez que a satisfação dos clientes é mais importante do que os
produtos oferecidos. Dessa forma, o cliente passa a ser mais exigente e o
marketing enganoso passa a ter menos força no mercado competitivo.
A palavra logística é de origem francesa, que era um termo
militar cujo significado era a arte de transportar, abastecer e alojar as
tropas militares.
A logística possui variadas denominações, tanto no que diz
respeito à esfera acadêmica, quanto na de negócios:
-
Distribuição física;
- Administração
de materiais;
- Distribuição;
- Logística;
- Sistema
de resposta rápida;
- Logística
de distribuição, entre outros.
Segundo
o Council of Logistics Management, logística nada mais é do que a parte do
processo da cadeira de suprimentos, que planeja, implanta e controla o fluxo de
produtos e serviços visando atender as necessidades do consumidor.
Já a logística empresarial sob a visão de Ronald H. Ballou,
trata das atividades de movimentação e armazenagem que objetivam o melhor fluxo
de produtos, sob um custo razoável para os clientes.
A logística atravessou as guerras, como a II Grande Guerra
Mundial, onde também se refinou.
A logística militar pode demonstrar como as atividades de
distribuição podem se integrar a um único sistema.
O grande avanço tecnológico proveniente do final da década
de 70 e principio da década de 80, levaram
as empresas a investirem e se interessarem cada vez mais na logística.
Um modelo básico da cadeia logística, pode ser assim
demonstrado:
FORNECEDOR® FABRICANTE® DISTRIBUIDOR® LOJAS.
Quando o produto e serviços são colocados no mercado por um
menor custo, é sinal de que a logística atuou de forma efetiva, pois sua
importância no setor econômico é muito significativa.
O papel da logística favorece o esforço do marketing
empresarial, criando um diferencial e proporcionando ao cliente o produto
certo, no momento certo.
As atividades que compõem o fluxo de um produto desde sua
origem até o seu consumo podem ser assim definidas:
-
Serviço ao cliente:
visa o recebimento do produto pelo cliente em ótimas condições e custo
acessível.
-
Processamento de
pedidos: visa uma maior rapidez no processamento dos pedidos de uma empresa
para a satisfação do cliente.
-
Comunicações de
distribuição: visa uma comunicação eficiente como sendo o alicerce de uma boa
administração da logística.
-
Controle de
inventário: visa manter um nível de estoque de produtos, cuja quantidade satisfaz
seus clientes em potencial.
-
Previsão de demanda:
visa determinar a quantidade de produtos e serviços que os clientes precisarão
em um determinado momento.
-
Trafico e transporte:
é de suma importância para o movimento ou fluxo de bens.
-
Armazenagem e
estocagem: são atividades que visam um melhor administração do espaço físico
para manter inventários.
-
Localização de fábrica
e armazéns: uma boa localização de fábricas e armazéns pode melhorar o nível de
serviço oferecido ao cliente.
-
Movimentação de
materiais: visa os aspectos de manuseio de matérias primas, estoques e
semi-acabados e acabados dentro do local adequado.
-
Suprimentos: são os
materiais e serviços que garantem um bom funcionamento da logística da empresa.
-
Suporte de peças de
reposição e serviços: visa cuidar do reparo e serviços pós-venda dos produtos.
-
Embalagem: pode agir
para fins de promoção e propaganda, bem como visa proteger o produto durante
seu armazenamento e transporte.
Dessa forma, percebe-se que a logística tem com finalidade
organizar, de forma sistemática, uma empresa que busca inovações, organização
e, sobretudo, que visa a satisfação de seu cliente.
A logística da empresa é uma forma de garantir o bom
funcionamento, a organização e, sobretudo, a satisfação do cliente em relação
ao que lhe é oferecido pela empresa.
É verdade que no mercado o aumento de exigências,
relacionadas ao gosto de cada cliente é um fator que faz com que as empresas
invistam firmemente na logística, como forma de agregar um maior número de
clientes em potencial.
Dessa forma, a logística é vista como a mola percussora
que visa a satisfação dos clientes adquiridos e aqueles que ainda investirão
seu dinheiro na empresa que mais lhe atrai.