sábado, 16 de março de 2013

RELAÇÕES PUBLICAS




RELAÇÕES PÚBLICAS NAS EMPRESAS MODERNAS

O termo relações públicas surge através da idéia de uma interação social entre comunidade e sociedade que privilegia a opinião pública e os vários tipos de relacionamentos existentes entre eles.
 O termo relações públicas decorre de muitos anos atrás, sendo que nos dias de hoje, houve várias alterações em sua terminologia.
Percebe-se que atualmente, é cada vez maior a procura por serviços especializados de comunicação, tanto em empresas de pequeno e médio porte. Isso é decorrente da necessidade de se produzir uma imagem que possa fazer com que a empresa entre no mercado competitivo que se encontra em expansão diária.
Qualquer empresa procura desenvolver e aperfeiçoar sempre os laços de credibilidade que as une com seus clientes em potencial.
Hoje, os meios de comunicação em massa contribuem para que cresça o índice de competitividade no setor empresarial, o que pode ser de certa forma, algo prejudicial para uma empresa.
De acordo com o decreto-lei 63.283, a profissão de relações públicas só foi oficialmente reconhecida no dia 26 de setembro de 1968.

DENTRE AS VÁRIAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PUBLICAS, PODE-SE DESTACAR:
-      Orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas;
-      Promoção da interação entre instituição e comunidade;
-      Informação e orientação da opinião pública;
-      Busca de soluções de problemas institucionais que podem influenciar a opinião pública; 
-      Planejamento e execução de campanhas;
-         Consultoria externa de campanha de opinião pública e de relações públicas com dirigentes de instituições e, ao ensino da disciplina e técnicas de relações públicas.

AS RELAÇÕES PÚBLICAS QUE ERAM USADAS NA ANTIGUIDADE DESTACA:
-      São Paulo, como sendo o grande percussor do Cristianismo;
-      Maquiavel, por utilizar técnicas de persuasão política;
-      Imperador Júlio César, que editou jornais murais denominado – Acta Diurna, visando a  promoção do seu trabalho.

JÁ NA ATUALIDADE, AS RELAÇÕES PÚBLICAS MAIS RECENTES, DIZEM RESPEITO À:
-      Ivy Lee, que em meado do ano de 1900, atuou na empresa Rockfeller, onde deu inicio às campanhas sociais;
-      A empresa inglesa Light do Brasil, cujo ramo diz respeito à energia elétrica na cidade  de São Paulo e que utilizou as relações públicas para informar sobre suas atividades  internas e, por fim, um noticiário de rádio, denominado Repórter Esso, que passava a  imagem de benfeitoria da Esso.

O EXERCÍCIO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS UTILIZA UM AMPLO CONJUNTO DE FERRAMENTAS E TÉCNICAS, SENDO ELAS:
-      Difusão da informação através dos meios de comunicação;
-      Persuasão;
-      Relacionamento;
-      Sensibilização através dos instrumentos de comunicação social e humano;
-      Atuação através da busca de informações com base nos resultados obtidos;
-      Uso de instrumentos que promovam as ações culturais educativas e sociais;
-      Programas comunitários e Realização de diversos eventos.



SÃO QUATRO AS FASES QUE DIFERENCIAM E DIVIDEM AS RELAÇÕES PUBLICAS, SEGUNDO O PALESTRANDO:
-      Entre 1800-1920:  é a fase em que o “Público que vá para o inferno”;
-      Entre 1920 – 1940: é a fase em que o publico que se dane;
-      Entre  1940 – 1990: é a fase em que o público deve ser informado;
-      De 1990 até a atualidade: é a fase em que o público é o rei, façamos sua vontade.

NO ORGANOGRAMA FUNCIONAL QUE FOI APRESENTADO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL, OBSERVOU-SE QUE ELA POSSUI TRÊS UNIDADES:
-      Assessoria de Imprensa;
-      Publicidade e propaganda;
-      Relações Públicas.

AS RELAÇÕES PUBLICAS SE SUBDIVIDEM EM:
-      Público externo: cuja função é de planejamento e execução de malas diretas institucionais, programas comunitários, entre outros;
-      Público interno: cuja função é de criação e implantação de programas de integração, apresentação da empresa/assessorado, reuniões, entre outros.
-      Eventos: cuja função é de planejamento e organização de simpósios, cursos, seminários entre outras solenidades.

Percebe-se que a preocupação em cuidar da imagem institucional das empresas é realizado pelos profissionais de Relações Públicas.
A comunicação é imprescindível e a solução para muitos problemas institucionais que podem surgir em empresas.
Para que uma empresa possa se ver livre de problemas do dia-a-dia, é preciso que ela tenha uma identidade forte, permitindo que sua imagem seja de respeito, solidez e segurança para aqueles empresários e futuros clientes que priorizam a comunicação como forma de crescimento institucional.
Assim, o mercado profissional se encontra em grande crescimento, pois a necessidade de pessoas que atuem na área de relações públicas é cada vez maior.