RELAÇÕES
PÚBLICAS NAS EMPRESAS MODERNAS
O termo relações públicas surge através da idéia de uma
interação social entre comunidade e sociedade que privilegia a opinião pública
e os vários tipos de relacionamentos existentes entre eles.
O termo relações
públicas decorre de muitos anos atrás, sendo que nos dias de hoje, houve várias
alterações em sua terminologia.
Percebe-se que atualmente, é cada vez maior a procura por
serviços especializados de comunicação, tanto em empresas de pequeno e médio
porte. Isso é decorrente da necessidade de se produzir uma imagem que possa
fazer com que a empresa entre no mercado competitivo que se encontra em
expansão diária.
Qualquer empresa procura desenvolver e aperfeiçoar sempre os
laços de credibilidade que as une com seus clientes em potencial.
Hoje, os meios de comunicação em massa contribuem para que
cresça o índice de competitividade no setor empresarial, o que pode ser de
certa forma, algo prejudicial para uma empresa.
De acordo com o decreto-lei 63.283, a profissão de
relações públicas só foi oficialmente reconhecida no dia 26 de setembro de
1968.
DENTRE
AS VÁRIAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PUBLICAS,
PODE-SE DESTACAR:
-
Orientação de dirigentes de instituições públicas ou
privadas;
-
Promoção da interação entre instituição e comunidade;
-
Informação e orientação da opinião pública;
-
Busca de soluções de problemas institucionais que podem
influenciar a opinião pública;
-
Planejamento e execução de campanhas;
-
Consultoria externa
de campanha de opinião pública e de relações públicas com dirigentes de
instituições e, ao ensino da disciplina e técnicas de relações públicas.
AS
RELAÇÕES PÚBLICAS QUE ERAM USADAS NA ANTIGUIDADE DESTACA:
-
São Paulo, como sendo o grande percussor do Cristianismo;
-
Maquiavel, por utilizar técnicas de persuasão política;
-
Imperador Júlio César,
que editou jornais murais denominado – Acta Diurna, visando a promoção do seu trabalho.
JÁ NA
ATUALIDADE, AS RELAÇÕES PÚBLICAS MAIS RECENTES, DIZEM RESPEITO À:
-
Ivy Lee, que em meado do ano de 1900, atuou na empresa
Rockfeller, onde deu inicio às campanhas sociais;
-
A empresa inglesa
Light do Brasil, cujo ramo diz respeito à energia elétrica na cidade de São Paulo e que utilizou as relações
públicas para informar sobre suas atividades
internas e, por fim, um noticiário de rádio, denominado Repórter Esso,
que passava a imagem de benfeitoria da
Esso.
O
EXERCÍCIO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS UTILIZA UM AMPLO CONJUNTO DE FERRAMENTAS E
TÉCNICAS, SENDO ELAS:
-
Difusão da informação
através dos meios de comunicação;
-
Persuasão;
-
Relacionamento;
-
Sensibilização através dos instrumentos de comunicação
social e humano;
-
Atuação através da busca de informações com base nos
resultados obtidos;
-
Uso de instrumentos que promovam as ações culturais
educativas e sociais;
-
Programas comunitários
e Realização de diversos eventos.
SÃO QUATRO AS
FASES QUE DIFERENCIAM E DIVIDEM AS RELAÇÕES PUBLICAS, SEGUNDO O PALESTRANDO:
- Entre
1800-1920: é a fase em que o “Público
que vá para o inferno”;
-
Entre 1920 – 1940: é a fase em que o publico que se dane;
-
Entre 1940 – 1990: é
a fase em que o público deve ser informado;
-
De 1990 até a
atualidade: é a fase em que o público é o rei, façamos sua vontade.
NO ORGANOGRAMA
FUNCIONAL QUE FOI APRESENTADO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL,
OBSERVOU-SE QUE ELA POSSUI TRÊS UNIDADES:
- Assessoria
de Imprensa;
-
Publicidade e propaganda;
-
Relações Públicas.
AS RELAÇÕES
PUBLICAS SE SUBDIVIDEM EM:
-
Público externo: cuja
função é de planejamento e execução de malas diretas institucionais, programas
comunitários, entre outros;
-
Público interno: cuja
função é de criação e implantação de programas de integração, apresentação da
empresa/assessorado, reuniões, entre outros.
-
Eventos: cuja função é
de planejamento e organização de simpósios, cursos, seminários entre outras
solenidades.
Percebe-se que a preocupação em
cuidar da imagem institucional das empresas é realizado pelos profissionais de
Relações Públicas.
A comunicação é imprescindível e a
solução para muitos problemas institucionais que podem surgir em empresas.
Para que uma empresa possa se ver
livre de problemas do dia-a-dia, é preciso que ela tenha uma identidade forte,
permitindo que sua imagem seja de respeito, solidez e segurança para aqueles
empresários e futuros clientes que priorizam a comunicação como forma de
crescimento institucional.
Assim, o mercado profissional se
encontra em grande crescimento, pois a necessidade de pessoas que atuem na área
de relações públicas é cada vez maior.