segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MAIS UM POUCO DE GESTÃO


Conceito:

Os fatores fundamentais para a competitividade do negócio são:
-        Liderança;
-        Tecnologia de Gestão;
-        Tecnologia do processo.
A Tecnologia de gestão se baseia em três itens:
-        Sistema de Gestão;
-        Processos e atividades de gestão;
-        Métodos e ferramentas de gestão.
Segundo o palestrante, todo o sistema possui suas partes interligadas, possuindo uma função específica.
Em se tratando da gestão, ela visa gerenciar para alcançar ou manter resultados positivos.
O sistema de gestão nada mais é do que o conjunto de processos e atividades interligadas para melhorar e manter resultados.

Fig.01

Foi discutido alguns métodos que pode ser definido de acordo com a Figura 1, que mostra a definição e origem da palavra método.
De acordo com o palestrante, vários são os métodos utilizados, dentre eles pode-se citar três:
-        O Método UUHHH;
-        O Método KKD
-        O Método científico PDCA
O Método PDCA pode ser definido como sendo um método de gerenciamento, ou método de solução de problema ou método de atingir metas.
De acordo com as figuras 2 e 3, percebe-se a ilustração do método PDCA de gerenciamento:


Fig. 02 e 03

 Foi mostrado algumas ferramentas de gestão que são utilizadas para se alcançar as metas pretendidas.
Em se tratando do gerenciamento (figura 4), ele foi demonstrado e discutido como sendo uma forma de melhorar e manter os resultados.

Fig. 04
                     

A figura 4 mostra que o gerenciamento pode ser demonstrado também, através do ciclo usado para se atingir metas.
O palestrante falou sobre como se dá o funcionamento do gerenciamento onde foi mostrado, um sistema de gestão para ilustrar melhor sua aplicabilidade.
Ao se analisar criticamente a gestão, percebe-se que é preciso:
-     Check List avaliando todos os processos e atividades de gestão, bem como todos os
   resultados.
-        Identificação dos pontos fracos e oportunidades;
-        Contramedidas para bloquear os pontos fracos e aproveitar as oportunidades;
Outra questão apontada na palestra diz respeito aos fundamentos da gestão, sendo eles:
-        Foco nos clientes e nos mercados;
-        Gestão baseada em fatos e dados;
-        Valorização das pessoas;
-        Abordagem por processos;
-        Orientação para resultados;
-        Visão sistêmica;
-        Aprendizado organizacional;
-        Agilidade;
-        Inovação;
-        Liderança e constância de propósitos;
-        Visão de futuro;
-        Responsabilidade social.
Atualmente, percebe-se que existem mudanças significativas na gestão, o que contribui para um bom funcionamento da empresa, sendo elas:
-        Percepção do conhecimento explicito e do técito;
-        Percepção do sistema de gestão;
-        Gerenciamento tem método;
-        Todos gerenciam;
-  Resultado = liderança + conhecimento técnico + conhecimento gerencial.
-        Resultados excepcionais só com conhecimento científico.
Tais mudanças são tidas como processos de crescimento pelo qual as empresas passam no dia-a-dia.

Concluímos então:

A competitividade é um fator que preocupa muitas empresas que procuram combatê-la de forma a proporcionar lucros consideráveis para si mesma.
Uma boa Gestão Empresarial é capaz de utilizar métodos eficazes que visam o alcance de seus objetivos que são os resultados que devem ser atingidos durante o processo.
Um bom gerenciamento é o que possibilita o alcance de bons resultados, isso quando são bem empregados.