Custos
de transferência
Os
custos de transferência correspondem às despesas do transporte de cargas entre
dois terminais. Divide-se em:
Custos
fixos
Custos
variáveis
Os primeiros
correspondem às despesas operacionais do veículo que não variam com a distância
percorrida, isto é, continuam existindo, mesmo com o veículo parado.
Geralmente, são calculados por mês.
Já os custos
variáveis correspondem a despesas que variam com a distância percorrida pelo veículo,
ou seja, que inexistem caso o veículo permaneça parado.
CUSTOS
FIXOS
O custo fixo de
operação do veículo é composto das seguintes parcelas:
Remuneração
mensal do capital empatado (RC)
Salário do
motorista (SM)
Salário de
oficina (SO)
Reposição do
veículo (RV)
Reposição do
equipamento (RE)
Licenciamento
(LC)
Seguro do
veículo (SV)
Seguro do
equipamento (SE)
Seguro de
responsabilidade civil facultativo(RCF)
Remuneração
mensal do capital (RC)
Corresponde ao
ganho no mercado financeiro caso o capital não tivesse sido usado para adquirir
o veículo.
Esta remuneração
é determinada por meio da seguinte fórmula:
RC
= Valor do veículo completo x 13/12
O coeficiente
0,13 corresponde à taxa anual de juros de 12% mais 1% ao ano para remunerar o
capital empatado em peças de reposição.
Salário
do motorista (SM)
Corresponde às
despesas mensais com salário de motorista e horas extras, se houver, acrescidas
dos encargos sociais, correspondentes a 96,14%
SM=
1,9614 x salário do motorista
O salário do
motorista deve incluir as horas extras. Tratando-se de ponte rodoviária (hot
seat), que usa mais de um motorista por veículo, o salário deve ser
multiplicado pelo número de condutores.
Se o veículo
usar ajudantes, deve ser aberto um item adicional para este custo, sob o título
Salário de Ajudantes (SA).
Salários
de oficina (SO)
Cobre as
despesas com pessoal de manutenção e seus encargos sociais. Seu custo mensal é obtido
multiplicando-se o salário médio do pessoal de oficina pelo coeficiente de
encargos sociais e dividindo-se o resultado pela relação entre o número de
caminhões e o número de funcionários do setor (n). Este valor n varia
com a classe do veículo.
SO
= 1,9614 x salário médio de oficina/n
As planilhas
atuais da NTC (março 2.001) adotam os seguintes valores para n:
Veículo
Caminhões/mecânico (n)
Caminhões
pesados 3
Caminhão
semipesados e médios 4
Caminhões
leves/utilitários 5
Reposição
de veículo (RV)
Representa a
quantia que deve ser destinada mensalmente a um fundo para comprar um novo veículo
zero quilômetro quando o atual completar seu ciclo de vida útil econômica.
Considera-se
que, no fim deste período (VV, em meses), é possível obter como valor de revenda
20% do valor do veículo novo. Assim, será necessário distribuir os 80% restantes
pelo período (VV).
RV=
(0,80 x valor do veículo zero quilômetro sem pneus ) /VV
A atual planilha
da NTC admite como vida útil 84 meses para caminhões peados, 72 meses para
caminhões semipesados e médios e 60 meses para caminhões leves/utilitários.
O valor do
veículo exclui os pneus, que constituem material de consumo, cuja despesa é computada
em item específico do custo variável. Os preços fornecidos pelos fabricantes de
caminhões incluem os pneus. É necessário, portanto subtrair o valor dos pneus antes
de realizar o cálculo.
Reposição
do equipamento (RE)
Da mesma forma
que se estabelece um fundo para reposição do veículo, deve ser criado outro para
a reposição do implemento rodoviário (carroçaria ou carreta). Considera-se que,
no final da vida útil econômica do equipamento (VE, em meses), seu valor de
revenda é de 5% do valor de um equipamento novo. Os 95% restantes devem ser
rateados pela vida útil econômica
do equipamento:
RE
= ( 0,95 x valor do equipamento novosem pneus) / VE
O valor do
equipamento exclui os pneus, que constituem material de consumo, cuja despesa é
computada em item específico do custo variável. Geralmente, os preços
fornecidos pelos fabricantes de carretas já deixam de fora os pneus, tornando
desnecessária a subtração desse valor antes de realizar o cálculo.
Licenciamento
(LC)
Este item reúne
os tributos fiscais que a empresa deve recolher antes de colocar o veículo em circulação
nas vias públicas. É composto por:
Imposto sobre a
propriedade de veículos automotores (IPVA);
Seguros por
danos pessoais causados por veículos automotores (DPVAT); e
Taxa de
licenciamento (TL) paga ao Detran.
LC
= (DPVAT) + IPVA + TL) / 12
Geralmente, o
IPVA é um percentual sobre o valor do veículo. No caso do Estado de São Paulo,
este percentual é de 1,5% para caminhões a diesel. Os valores corretos do IPVA
para cada veículo podem ser obtidos em sites especializados. Já o DPVAT e a TL
constituem despesas de baixo valor.
Seguro
do veículo (SV)
Representa um
fundo mensal que deve ser formado para pagar o seguro ou para “bancar” eventuais
sinistros (colisão, incêndio, roubo etc) ocorridos com o veículo.
Estas despesas
são determinadas conforme normas estabelecidas pelas companhias de seguro.
O chamado Prêmio
(valor total a ser pago à seguradora) é obtido somando-se uma parcela calculada
com base no Prêmio de Referência (valor básico a ser pago à seguradora) com
outra calculada com base na Importância segurada (valor do veículo segurado).
Todos os valores são fornecidos pelas seguradoras.
SV=
[V1 + V2 + custo da apólice x 1,07]/12
V1
= Prêmio de Referência x C1
V2
= Importância segurada x C2
C1
= Coeficiente que varia com o tipo de utilização do veículo
C2
= Coeficiente que faria com o tipo de utilização do veículo
1,07
= Coeficiente para adição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Foto ilustrativa
Seguro
do equipamento (SE)
Representa um
fundo mensal que deve ser formado para pagar o seguro ou para “bancar” eventuais
sinistros (colisão, incêndio, roubo etc) ocorridos com o equipamento.
Estas despesas
são determinadas conforme normas estabelecidas pelas companhias de seguro.
O chamado Prêmio
(valor total a ser pago à seguradora) é obtido somando-se uma parcela calculada
com base no Prêmio de Referência (valor básico a ser pago à seguradora) com
outra calculada com base na Importância segurada (valor do veículo segurado).
Todos os valores são fornecidos pelas seguradoras.
SV
= [V3 + V4 + custo da apólice x 1,07]/12
V3 = Prêmio
de Referência x C3
V4
= Importância segurada x C4
C3
= Coeficiente que varia com o tipo de utilização do equipamento
C4
= Coeficiente que faria com o tipo de utilização do equipamento
1,07
= Coeficiente para adição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Seguro
de Responsabilidade Civil Facultativo (RCF)
É a despesa
mensal correspondente ao Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo (RCF), destinado
a cobrir danos materiais e a complementar os danos pessoais causados a
terceiros (o valor da cobertura do seguro DPVAT é bastante limitado).
RCF
= [(PRDM+ PRDM+ Custo da Apólice) x 1,07] / 12
PRDP
= Prêmio relativo a danos pessoais
PRDM
= Prêmio relativo a danos materiais
1,07
= Coeficiente para adição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Custo
fixo mensal
O custo fixo
mensal resulta da soma das nove parcelas acima:
CF = RC + SM+ SO + RV + RE + LC + SV+ SE + RCF
CUSTO
VARIÁVEL
O custo variável
é composto das seguintes parcelas:
Peças,
acessórios e material de manutenção (PM)
Despesas com
combustível (DC)
Lubrificantes
(LB)
Lavagem e graxas
(LG)
Pneus e
recauchutagens (PR)
Peças,
acessórios e material de manutenção (PM)
Corresponde à
previsão de despesas mensais com peças, acessórios e material de manutenção do
veículo. Uma vez apuradas, essas despesas devem ser divididas pela quilometragem
mensal percorrida, para se obter o valor por quilômetro. Corresponde a 1% do
valor do veículo completo e sem pneus, por mês. Cabe a cada empresa determinar
o valor mais preciso e adequado para este parâmetro.
PM=
[(Valor do veículo completo sem pneus) x 0,01] /DM
DM
= Distância mensal percorrida pela veículo (km)
Combustível
(DC)
São as despesas
efetuadas com combustível para cada quilômetro rodado pelo veículo.
DC
= PC / RM
PC
= Preço do combustível (R$/litro)
RM
= Rendimento do combustível (km/litro)
Lubrificantes
(LB)
Lubrificantes
do motor (LM)
São as despesas
com a lubrificação interna do motor. Além da reposição total do óleo, admite-se
uma determinada taxa de reposição a cada 1.000 km.
LM = PLM( VC x VR )
( QM 1000)
PLM
= Preço unitário do lubrificante do motor (R$/litro)
VC
= Volume do cárter (litros)
QM
= Quilometragem de troca de óleo do motor
VR
= Taxa de reposição (litros/1000 km)
Lubrificantes
da transmissão (LT)
São as despesas
realizadas para efetuar a lubrificação da transmissão do veículo (diferencial e
câmbio).
Para
determinar o volume de óleo consumido, somam-se as capacidades do diferencial e
do câmbio. Esta soma é multiplica pelo preço unitário do lubrificante (R$/litro),
e o resultado é dividido pela quilometragem de troca de óleo.
LT= (VD +VCC] x PLT/QT
VD
= Capacidade da caixa e diferencial (litros)
VCC
= Capacidade do câmbio (litros)
PLT
= Preço unitário do lubrificante da transmissão (R$/litro)
QT
= Quilometragem de troca da transmissão
Custo
total de lubrificação
O custo total de
lubrificação será:
LB
= LM+ LT
Lavagem
e graxas (LG)
São as despesas
com lavagem e lubrificação externa do veículo.
O custo por
quilômetro é obtido dividindo-se o custo de uma lavagem completa do veículo pela
quilometragem recomendada pelo fabricante para lavagem periódica.
LG
= PL/QL
PL
= Preço da lavagem completa do veículo
QL
= Quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo
Pneus
e recauchutagem (PR)
São as despesas
resultantes do consumo dos pneus utilizados no veículo e também no equipamento,
quando se tratar de reboque ou semi-reboque.
Admite-se uma
perda prematura de 20% das carcaças, ou seja, de cada cinco pneus, apenas quatro
permitem recuperação.
Admite-se, além
disso, que cada pneu possa ser recapado apenas uma vez, ao longo da sua vida
útil.
PR
= {[1,2 x (P + C + PP) x NP] + (R x NP) } / VP
P
= Preço do pneu novo
C
= Preço da câmara nova
PP
= Preço do protetor novo
NP
= Número total do pneus do veículo e do equipamento
R
= Preço da recauchutagem ou recapagem
VP
= Vida útil total do pneu, incluindo-se uma recauchutagem
1,2
= Coeficiente para computar as perdas de carcaças antes da recauchutagem.
Custo
variável total
O custo variável
total é obtido pela soma das cinco parcelas já relacionadas.
CV
= PM+ DC + LB + LG + PR
CV
= Custo variável (R$/km)