3. Bancos de Dados
Um sistema eficiente oferece aos usuários informação oportuna, exata e relevante. Essa informação é arquivada em arquivos de computador. Quando os arquivos são adequadamente organizados e mantidos, os usuários podem acessar e recuperar com facilidade a informação de que precisam. Arquivos bem mantidos e cuidadosamente organizados facilitam a obtenção de dados para a tomada de decisões empresariais, ao passo que arquivos mal gerenciados levam ao caos no processamento de informação, a altos custos, desempenho inferior e pouca ou nenhuma flexibilidade. A despeito da utilização de excelentes hardwares e softwares, muitas organizações tem sistemas de informação ineficientes, devido ao deficiente gerenciamento de arquivos.
Um sistema de computador organiza dados segundo uma hierarquia que começa com bits e bytes e prossegue até campos, registros, arquivos e bancos de dados. Um bit representa a menor unidade de dados que um computador pode tratar. Um grupo de bits, designado byte, representa um único caractere, que pode ser uma letra, número ou outro símbolo. Um agrupamento de caracteres em uma palavra, um grupo de palavras ou um número completo é chamado de campo. Um grupo de campos relacionados, tal como o nome de uma pessoa, endereço, telefone, data de nascimento, CPF compreende um registro. Um grupo de registros de um mesmo tipo é denominado de arquivo. Um grupo de arquivos relacionados forma um banco de dados.
Na maior parte das organizações, os sistemas tendiam a crescer independentemente, sem seguir nenhum plano mais amplo. Cada área funcional tendia a desenvolver sistemas de maneira isolada em relação a outras áreas funcionais. Contabilidade, finanças, fabricação, recursos humanos, vendas e marketing, todos desenvolviam seus próprios sistemas e arquivos de dados. Cada aplicação, é claro, exigia seus próprios arquivos e programa para operar.
Por exemplo, a área funcional de recursos humanos poderia ter um arquivo de pessoal, um de folha, um de seguro saúde, e assim por diante até existirem dezenas de arquivos e programas. Considerando-se a empresa como um todo, esse processo levava à criação de múltiplos arquivos, mantidos e operados por divisões ou departamentos separados. À medida que esse processo prosseguia por 5 ou 10 anos, a organização ficava abarrotada com centenas de programas e aplicações, sem que ninguém saiba o que fazem, que dados utilizam e quem está utilizando os dados. Os problemas resultantes são redundância de dados, inflexibilidade, retrabalhos, baixo nível de segurança e incapacidade de compartilhamento de dados entre as aplicações.
Redundância de dados é quando o mesmo dado encontra-se em diferentes aplicativos. Quando isto ocorre um mesmo dado pode ter pequenas diferenças oriundas da digitação variada entre os programas, causando confusões e problemas.
3.1 Sistema para gerenciamento de banco de dados
Um sistema de gerenciamento de banco de dados (DMBS – Data Base Management System) é simplesmente o programa que permite uma organização e centralização dos dados de tal modo que os mesmos podem ser gerenciados com eficiência. É o DBMS que controla e atua no banco de dados executando as consultas, inclusões, exclusões e alterações de dados solicitadas pela usuários através do aplicativo.
A maioria dos DBMS possui uma linguagem especializada, denominada linguagem de manipulação de dados, utilizada em conjunto com alguma linguagem de programação para manipular os dados no arquivo do banco de dados. A linguagem de manipulação de dados mais utilizada hoje é a linguagem estruturada de consulta ou SQL.
Hoje, o tipo mais comum de DBMS para computadores e aplicações de maior porte é o DBMS relacional. Neste tipo, todos os dados do banco são representados como simples tabelas bidimensionais denominadas relações. As tabelas são semelhantes a arquivos comuns, mas informações que estão em mais de um arquivo podem ser facilmente extraídas e combinadas.
Como alguns exemplos de DBMS mais utilizados temos:
• Oracle: Oracle
• IBM: DB2
• Projeto Livre: PostgreSQL
• Projeto Livre: MySQL
• Microsoft: MS SQL
• Existem muitos outros gerenciadores.
3.2 Objetivo Sistema para gerenciamento de banco de dados:
Auxiliar o Processo de Tomada de Decisão, com a utilização de Modelos e identificação e avaliação de alternativas competitivas, isto é, áreas com potencial de desenvolvimento. Com ênfase na flexibilidade, adaptabilidade, rapidez, utilizando sempre interface amigável ao usuário (facilidade de processamento gráfico).
Devem servir todas as fases do Processo Decisório, com inteligência, procura pistas para identificação de problemas e/ou oportunidades, elabora melhores alternativas de possíveis cursos de ação.
3.3 Armazenamento dos Dados
Os responsáveis pela tomada de decisões precisam de informações concisas e confiáveis sobre operações, tendências e mudanças correntes. O que se tem disponível imediatamente na maioria das empresas são somente dados correntes. Os dados freqüentemente estão fragmentados em sistemas operacionais separados, como estoque, pedidos de compras, produção, pedidos de vendas, frota, manutenções, controle de combustível e quilometragem, de modo que diversos gerentes tomam decisões a partir de bases de conhecimento incompletas. Usuários e especialistas em sistemas de informação podem perder muito tempo localizando e coletando dados. O armazenamento de dados ataca esse problema, integrando dados operacionais chave de toda a empresa sob forma consistente, confiável e facilmente disponível para relatórios.
Um armazém de dados é um banco de dados que armazena dados correntes e históricos de potencial interesse dos gerentes de toda a empresa. Os dados originam-se de muitos sistemas operacionais centrais e de fontes externas, incluindo transações em web sites, cada qual com modelos de dados diferentes. Os dados dessas aplicações são copiados para o banco de dados com a freqüência desejada (por hora, dia semana ou mês). São padronizados conforme um modelo de dados comum e consolidados de modo que possam ser usados por toda a empresa para análise gerencial e tomada de decisões. Os dados estão disponíveis a todos para acesso conforme necessidade, mas não podem ser alterados.
Armazém de dados não somente oferecem informações aprimoradas, como também facilitam sua obtenção por quem toma decisões. Incluem até a capacidade de modelar e remodelar os dados.
3.4 Manipulação de dados.
Um sistema de armazenamento de dados provê uma gama de ferramentas de consultas padronizadas, ferramentas analíticas e recursos gráficos para produção de relatórios. A manipulação de dados utiliza uma variedade de técnicas para descobrir métodos e relações ocultas em grandes repositórios de dados, e a partir daí, infere regras para prever comportamento futuro e orientar tomada de decisões. Auxilia as empresas a gerar campanhas de marketing personalizadas ou individualizadas com base nas preferências do consumidor e assim influenciar o comportamento de consumo. Esses sistemas podem realizar análises de alto nível, mas também podem explorar mais detalhes quando necessário. A mineração de dados é uma ferramenta poderosa e lucrativa, mas apresenta desvios à proteção da privacidade do indivíduo. A tecnologia de manipulação de dados pode combinar informações de diversas fontes para criara uma detalhada imagem de dados de cada um de nós (nossa renda, demanda de produtos, consumo, rota, frequência de compras ou pedidos, e outros).
Exercícios de Fixação:
1) Defina Banco de dados?
2) Descreva um modelo de banco de Dados?
3) O que é Sistema para gerenciamento de banco de dados?
4) Qual a importância do Sistema para gerenciamento de banco de dados?
5) Explique o que é armazenamento de dados e cite exemplos.
6) Como devemos manipular e qual a importância da manipulação dos dados?
willinhares.blogspot.com.br
O blog Wil Linhares tem por objetivo trazer assuntos relacionados sempre com administração, empresas, logística, transporte, assuntos sobre lideranças e motivacionais. Fiquem a disposição para sugerir e comentarem. Use o blog para pesquisa, informação ou por curiosidade nos assuntos. Wil Linhares.
domingo, 23 de novembro de 2014
Segunda Parte
2. Sistema de Informação
Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, recupera, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização. Além disso, esses sistemas também auxiliam a gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
Os sistemas de informação contém informações significativas para a organização. Informação quer dizer dados apresentados em uma forma útil para os administradores. Dados, por sua vez são fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Estas atividades são: Entrada, Processamento e Saída. A palavra de origem inglesa “Feedback” é a saída que retorna a determinadas pessoas e atividades da organização para análise e refino da entrada. Fatores ambientais como clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, e agências regulamentadoras, interagem com a organização e seus sistemas.
Da perspectiva da empresa, o sistema de informação é uma solução organizacional e administrativa, baseada na tecnologia de informação para enfrentar um desafio proposto pelo ambiente.
Uma outra abordagem para definir Sistemas de Informação (SI) leva em conta as pessoas, as organizações e a tecnologia. Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, estes sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
De acordo com esta visão, os SI são parte integrante de uma organização e é produtos de três componentes.
2.1 Componentes de sistemas de informação
Organizações
• Moldam os sistemas de informação
• Procedimentos são incorporados aos SI
• Possui cultura específica
• Demandas internas e externas criam os SI
Pessoas
• Usam informações vindas de SI
• Geram dados para SI
• Necessitam treinamento
• São influenciados por interfaces dos SI
Tecnologia
• Meio de transformação e armazenamento dos dados
• Automação para eliminação do trabalho repetitivo e massivo
• Informatização dos processos
• Confiabilidade e Rapidez
• Hardware
• Software
• Armazenamento
• Comunicação
A visão dos 3 componentes de SI é apresentada numa perspectiva sociotécnica, ou seja, os Sistemas de Informação coordenam um arranjo perfeito entre a tecnologia, as organizações e as pessoas.
As tecnologias mais avançadas não têm valor se as organizações não puderem utilizá-las ou se as pessoas não se sentirem confortáveis ao usá-las.
Podemos dizer Sistema de informações um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização.
Descrição das interfaces de um Sistema de Informação:
Pessoas
As pessoas são solucionadoras de problemas responsáveis pela análise dos muitos desafios enfrentados pelas organizações e pelo desenvolvimento de estratégias e planos de ação Sistemas de informação são umas de suas ferramentas, proporcionando as informações necessárias para as soluções. Elas refletem as decisões da administração e também servem de instrumento para mudar seu processo.
Organização
Os SI tem raízes nas organizações, são um produto de sua cultura, política, fluxos de trabalho e procedimentos operacionais padrão. São instrumentos para a mudança organizacional, possibilitando a transformação desses elementos organizacionais em novos modelos de negócios e rede terminando as fronteiras da empresa. Os avanços tecnológicos dos SI estão acelerando a tendência em direção às economias globalizadas, orientadas para o conhecimento, e às organizações achatadas, flexíveis e descentralizadas, que podem coordenar-se com outras organizações a grandes distâncias.
Tecnologia
A revolução da rede está em curso. A tecnologia de sistemas de informação não está mais limitada a computadores, mas consiste em um conjunto de tecnologias que habilitam a ligação de computadores em rede com a finalidade de trocar informações a longas distâncias e fora das fronteiras organizacionais. A Internet proporciona conectividade global e uma plataforma flexível para um fluxo de informações sem descontinuidade por toda a empresa e entre ela e seus clientes e fornecedores
-Formular a estratégia empresarial
-Monitorar a venda de produtos
-Expandir os canais de venda
-Formar comunidade on-line de clientes
-Emissor de boletos eletronicas
Pessoas
Organização
Tecnologia
Sistemas de Informação
Solução organizacional
-Vender Produtos eletronicamente
-Identificar boas oportunidades de vendas
-Fornecer informações on-line para clientes
-Oferecer testes on-line de produtos
- Aumentar as vendas
Problemas Organizacionais
-Queda na receita dos canais de venda tradicionais
-Queda na base de clientes
-Aumento dos custos
2.2 O Ambiente Empresarial Competitivo.
Quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial:
1- Emergência e o fortalecimento da economia global (Globalização);
• Administração e controle de um Marketplace global.
• Concorrência em mercados mundiais.
• Grupos globais de trabalho.
• Sistemas globais de entrega.
2- Transformação de economias e sociedades industriais em economias de serviços;
• Economias baseadas no conhecimento e na informação.
• Novos produtos e serviços.
• Concorrência baseada no tempo.
• Vida mais curta do produto.
• Base limitada de conhecimento dos funcionários.
3- Transformação do empreendimento empresarial;
• Achatamento.
• Descentralização.
• Flexibilidade
• Independência da localização.
• Custos baixos de transação e coordenação.
• Trabalho colaborativo e em equipe.
4- Emergência da empresa digital.
• Relacionamentos com clientes e fornecedores e funcionários habilitados digitalmente.
• Processos centrais e negócios realizados via redes digitais.
• Administração digital dos principais ativos corporativos
• Percepção e resposta rápidas às mudanças ambientais.
2.3 A empresa digital emergente.
O uso intensivo da tecnologia da informação (T.I.) em empresas comerciais, desde a metade da década de 90, aliado à significativa remodelagem organizacional, criou condições para um novo fenômeno da sociedade industrial: a empresa digital. Esta empresa pode ser definida de acordo com
diferentes critérios. Ela é aquela em que praticamente todos os relacionamentos empresariais significativos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados e mediados digitalmente. Os processos de negócios essenciais são realizados por meio de redes digitais que abrangem toda a organização, ou que interligam múltiplas organizações.
As empresas digitais distinguem-se das tradicionais pela dependência quase total de um conjunto de tecnologias de informação para sua organização e administração. Para os gerentes de empresas deste tipo, a tecnologia de informação não é simplesmente útil, viabilizadora, mas sim o cerne da empresa, a ferramenta primordial de administração.
2.4 Exemplos de situações digitais nas empresas:
Finanças e Contabilidade
A tecnologia de Web sem fio tem sido a fonte de novos serviços financeiros. Investidores individuais podem usar seus telefones móveis para obter cotações de ações, negociar ações e notícias do financeiro.
Possibilita também uma velocidade maior no fluxo dos fundos, por prover recursos para cobrar e emitir faturas instantaneamente.
Recursos Humanos
A tecnologia de Internet criou novas ferramentas eficientes e efetivas para comunicação e coordenação de funcionários. Gerentes podem utilizar e-mail, bate-papo e mensagem instantânea para se comunicar com funcionários que estão em localidades diferentes. Empresas podem usar intranet para publicar boletins de funcionários, manuais de política, diretórios e outros documentos de recursos humanos.
Fabricação e Produção
Extranets são especialmente úteis para comércio colaborativo e gerenciamento da cadeia de suprimentos e são a plataforma primária para redes setoriais privadas. Muitas vezes são utilizadas para fornecer dados de disponibilidade de produto e preço e dados de expedição, para permutar ordens de compra e faturas e para executar atividades de desenvolvimento de produto em conjunto com outras empresas.
Vendas e Marketing
A web é um meio especialmente poderoso para vendas e marketing porque provê capacidades para personalização e interação com clientes que não podem ser encontrados em outros canais.
Exercícios de Fixação:
1) Defina sistemas de Informação?
2) Quantas são as atividades e quais são as atividades que produzem informação para as organizações?
3) Qual a importância do sistemas de informação nas organizações?
4) Explique a relação entre pessoas, organização e tecnologia?
5) Quais são as mudanças, estão alterando o ambiente empresarial e comente sobre elas.
6) O que se entende por empresa digital emergente?
7) Cite e comente 2 exemplos de situações digitais nas empresas.
Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, recupera, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização. Além disso, esses sistemas também auxiliam a gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
Os sistemas de informação contém informações significativas para a organização. Informação quer dizer dados apresentados em uma forma útil para os administradores. Dados, por sua vez são fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Estas atividades são: Entrada, Processamento e Saída. A palavra de origem inglesa “Feedback” é a saída que retorna a determinadas pessoas e atividades da organização para análise e refino da entrada. Fatores ambientais como clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, e agências regulamentadoras, interagem com a organização e seus sistemas.
Da perspectiva da empresa, o sistema de informação é uma solução organizacional e administrativa, baseada na tecnologia de informação para enfrentar um desafio proposto pelo ambiente.
Uma outra abordagem para definir Sistemas de Informação (SI) leva em conta as pessoas, as organizações e a tecnologia. Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, estes sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
De acordo com esta visão, os SI são parte integrante de uma organização e é produtos de três componentes.
2.1 Componentes de sistemas de informação
Organizações
• Moldam os sistemas de informação
• Procedimentos são incorporados aos SI
• Possui cultura específica
• Demandas internas e externas criam os SI
Pessoas
• Usam informações vindas de SI
• Geram dados para SI
• Necessitam treinamento
• São influenciados por interfaces dos SI
Tecnologia
• Meio de transformação e armazenamento dos dados
• Automação para eliminação do trabalho repetitivo e massivo
• Informatização dos processos
• Confiabilidade e Rapidez
• Hardware
• Software
• Armazenamento
• Comunicação
A visão dos 3 componentes de SI é apresentada numa perspectiva sociotécnica, ou seja, os Sistemas de Informação coordenam um arranjo perfeito entre a tecnologia, as organizações e as pessoas.
As tecnologias mais avançadas não têm valor se as organizações não puderem utilizá-las ou se as pessoas não se sentirem confortáveis ao usá-las.
Podemos dizer Sistema de informações um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização.
Descrição das interfaces de um Sistema de Informação:
Pessoas
As pessoas são solucionadoras de problemas responsáveis pela análise dos muitos desafios enfrentados pelas organizações e pelo desenvolvimento de estratégias e planos de ação Sistemas de informação são umas de suas ferramentas, proporcionando as informações necessárias para as soluções. Elas refletem as decisões da administração e também servem de instrumento para mudar seu processo.
Organização
Os SI tem raízes nas organizações, são um produto de sua cultura, política, fluxos de trabalho e procedimentos operacionais padrão. São instrumentos para a mudança organizacional, possibilitando a transformação desses elementos organizacionais em novos modelos de negócios e rede terminando as fronteiras da empresa. Os avanços tecnológicos dos SI estão acelerando a tendência em direção às economias globalizadas, orientadas para o conhecimento, e às organizações achatadas, flexíveis e descentralizadas, que podem coordenar-se com outras organizações a grandes distâncias.
Tecnologia
A revolução da rede está em curso. A tecnologia de sistemas de informação não está mais limitada a computadores, mas consiste em um conjunto de tecnologias que habilitam a ligação de computadores em rede com a finalidade de trocar informações a longas distâncias e fora das fronteiras organizacionais. A Internet proporciona conectividade global e uma plataforma flexível para um fluxo de informações sem descontinuidade por toda a empresa e entre ela e seus clientes e fornecedores
-Formular a estratégia empresarial
-Monitorar a venda de produtos
-Expandir os canais de venda
-Formar comunidade on-line de clientes
-Emissor de boletos eletronicas
Pessoas
Organização
Tecnologia
Sistemas de Informação
Solução organizacional
-Vender Produtos eletronicamente
-Identificar boas oportunidades de vendas
-Fornecer informações on-line para clientes
-Oferecer testes on-line de produtos
- Aumentar as vendas
Problemas Organizacionais
-Queda na receita dos canais de venda tradicionais
-Queda na base de clientes
-Aumento dos custos
2.2 O Ambiente Empresarial Competitivo.
Quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial:
1- Emergência e o fortalecimento da economia global (Globalização);
• Administração e controle de um Marketplace global.
• Concorrência em mercados mundiais.
• Grupos globais de trabalho.
• Sistemas globais de entrega.
2- Transformação de economias e sociedades industriais em economias de serviços;
• Economias baseadas no conhecimento e na informação.
• Novos produtos e serviços.
• Concorrência baseada no tempo.
• Vida mais curta do produto.
• Base limitada de conhecimento dos funcionários.
3- Transformação do empreendimento empresarial;
• Achatamento.
• Descentralização.
• Flexibilidade
• Independência da localização.
• Custos baixos de transação e coordenação.
• Trabalho colaborativo e em equipe.
4- Emergência da empresa digital.
• Relacionamentos com clientes e fornecedores e funcionários habilitados digitalmente.
• Processos centrais e negócios realizados via redes digitais.
• Administração digital dos principais ativos corporativos
• Percepção e resposta rápidas às mudanças ambientais.
2.3 A empresa digital emergente.
O uso intensivo da tecnologia da informação (T.I.) em empresas comerciais, desde a metade da década de 90, aliado à significativa remodelagem organizacional, criou condições para um novo fenômeno da sociedade industrial: a empresa digital. Esta empresa pode ser definida de acordo com
diferentes critérios. Ela é aquela em que praticamente todos os relacionamentos empresariais significativos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados e mediados digitalmente. Os processos de negócios essenciais são realizados por meio de redes digitais que abrangem toda a organização, ou que interligam múltiplas organizações.
As empresas digitais distinguem-se das tradicionais pela dependência quase total de um conjunto de tecnologias de informação para sua organização e administração. Para os gerentes de empresas deste tipo, a tecnologia de informação não é simplesmente útil, viabilizadora, mas sim o cerne da empresa, a ferramenta primordial de administração.
2.4 Exemplos de situações digitais nas empresas:
Finanças e Contabilidade
A tecnologia de Web sem fio tem sido a fonte de novos serviços financeiros. Investidores individuais podem usar seus telefones móveis para obter cotações de ações, negociar ações e notícias do financeiro.
Possibilita também uma velocidade maior no fluxo dos fundos, por prover recursos para cobrar e emitir faturas instantaneamente.
Recursos Humanos
A tecnologia de Internet criou novas ferramentas eficientes e efetivas para comunicação e coordenação de funcionários. Gerentes podem utilizar e-mail, bate-papo e mensagem instantânea para se comunicar com funcionários que estão em localidades diferentes. Empresas podem usar intranet para publicar boletins de funcionários, manuais de política, diretórios e outros documentos de recursos humanos.
Fabricação e Produção
Extranets são especialmente úteis para comércio colaborativo e gerenciamento da cadeia de suprimentos e são a plataforma primária para redes setoriais privadas. Muitas vezes são utilizadas para fornecer dados de disponibilidade de produto e preço e dados de expedição, para permutar ordens de compra e faturas e para executar atividades de desenvolvimento de produto em conjunto com outras empresas.
Vendas e Marketing
A web é um meio especialmente poderoso para vendas e marketing porque provê capacidades para personalização e interação com clientes que não podem ser encontrados em outros canais.
Exercícios de Fixação:
1) Defina sistemas de Informação?
2) Quantas são as atividades e quais são as atividades que produzem informação para as organizações?
3) Qual a importância do sistemas de informação nas organizações?
4) Explique a relação entre pessoas, organização e tecnologia?
5) Quais são as mudanças, estão alterando o ambiente empresarial e comente sobre elas.
6) O que se entende por empresa digital emergente?
7) Cite e comente 2 exemplos de situações digitais nas empresas.
Assinar:
Postagens (Atom)