O
mercado exige produtos e serviços entregues de acordo com o tempo, a qualidade e
a quantidade especificados. A operação
fornece a entrega coordenada de produtos e serviços da cadeia de suprimentos
Gerentes de operação devem superar sua visão tradicional
internalizada para ultrapassar os muros da empresa e se dedicar à Gestão da
Cadeia de
Suprimentos.
QUESTÕES CHAVES:
– Que
é a gestão da cadeia de suprimentos, e suas atividades relacionadas?
– Como
pode o relacionamento entre operações em uma cadeia de suprimentos afetar a
forma com ela funciona?
– Os
objetivos da cadeia de suprimentos devem ser diferentes em diferentes
circunstâncias?
– Como
a cadeias de suprimento se comporta na prática?
O QUE É GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS?
A
gestão da cadeia de suprimentos é a gestão da interconexão das empresas que se
relacionam entre si por meio de ligações a montante e a jusante entre os
diferentes processos
OBJETIVOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
– Foco
na satisfação efetiva dos consumidores finais
– Foco
na gestão objetiva da cadeia
– Percepção
do consumidor final mostrado na árvore de decisão da figura
OBJETIVOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
– Qualidade
– Rapidez
– Pontualidade
– Flexibilidade
– Custo
ATIVIDADES COMPONENTES DA GESTÃO DA
CADEIA DE SUPRIMENTOS
• Gestão
da cadeia de suprimentos: é um conceito desenvolvido com uma
abrangência maior e com um enfoque holístico, que gerencia além das fronteiras
da empresa.
• Gestão
de compras e suprimentos: designa a função que lida com a interface da
unidade produtiva e seus mercados fornecedores.
• Gestão
da distribuição física: é um termo bem aceito na gestão da operação de
fornecimento aos clientes imediatos.
• Logística:
é uma extensão da gestão da distribuição física e normalmente refere-se à
gestão do fluxo de materiais e informações a partir de uma empresa até os
clientes finais.
• Gestão
de materiais: refere-se à gestão do fluxo de materiais e informações
através da cadeia de suprimentos imediata. Inclui as funções de compras, gestão
de estoques, gestão de armazenagem, planejamento e controle da produção e
gestão da distribuição física.
ATIVIDADES DE COMPRAS
– Compras
de equipamentos de produção
– Compras
de insumos de produção
– Compras
gerais
AS ATIVIDADES DE COMPRAS INCLUEM:
a
preparação de solicitações formais de cotações de fornecedores, avaliação de
fornecedores, emissão de pedidos de compra formais e o monitoramento de
entrega.
GESTÃO
DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
• Gestão
de materiais
– Inclui
as funções de compras, acompanhamento, gestão de estoques, gestão de
armazenagem, planejamento e controle da produção e distribuição física.
• Merchandising
– Cabe
ao profissional de merchandising: organizar as vendas para os clientes de
varejo, estabelecer o arranjo físico da loja, e gerir os estoques e as compras.
– É
muito comum no varejo de moda e alimentação.
COMPORTAMENTO
DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
• Pode
ser definida como “a gestão da cadeia completa de suprimento de
matérias-primas, manufatura, montagem e distribuição ao consumidor final.
POLÍTICA
DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
Focalizar
na satisfação dos consumidores;
Formular
e implementar estratégias baseadas na obtenção e retenção de clientes finais;
Gerenciar
a cadeia de maneira eficaz e eficiente;
MELHORIA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
• Informações
compartilhadas
• Alinhamento
de canal
• Eficiência
operacional
– Permite
que um fornecedor a montante gerencie o estoque de fornecedor a montante.