CONCEITO
A Gestão de Pessoas é uma área de responsabilidade do recursos humanos de
uma empresa, que deve gerenciar os recursos humanos necessários à consecução
dos objetivos organização.
Para uma boa gestão os responsáveis pelo setor devem treinar e desenvolver
o pessoal, ter boas ferramentas para recrutamento e seleção, saber o momento
para reconhecer as pessoas e renumerá-las por competência e habilidade, além de
avalia-las periodicamente.
Gerir pessoas significa atualmente estimular o envolvimento e o
desenvolvimento das mesmas, fazendo com que elas se sintam reconhecidas pelo
trabalho, esforço e por suas competências.
Antigamente as empresas consideravam as pessoas apenas como recursos,
dotadas de habilidades, capacidade e conhecimento para execução de tarefas
organizacionais.
Atualmente são vistas como pessoas, dotadas de características próprias
de personalidade, aspirações, valores, crenças, atitudes, motivações e
objetivos individuais e de importante valor para as organizações porque são
peças essenciais para a consecução das atividades e realização dos objetivos da
empresa.
É o capital intelectual que movimenta a organização na direção por ela
determinada e são as pessoas com seus talentos desenvolvidos e mantidos que levam
a esse ponto determinado.
As empresas buscam cada vez mais produzir produtos e prestar serviços de
qualidade, com o objetivo de ter uma boa penetração no mercado para conquistar
e fidelizar clientes. Dentre as estratégias para chegar a esse objetivo
destaca-se a motivação, que age como fator diferenciador e competitivo.
Para gerenciar pessoas é preciso basear-se no fato de que o desempenho de
uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e
da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e como são mantidas num
ambiente de trabalho e num clima organizacional adequado, além de saber como
estão estruturados e organizados os colaboradores, de modo a habilitá-los a
exercer maior poder e liberdade de decisão, levando a maior flexibilidade e a
reação mais rápida aos requisitos mutáveis do mercado.
EXISTEM DIVERSOS PROCESSOS PARA GERIR
PESSOAS:
–
Processo
de agregar pessoas: Usado para incluir novas pessoas na organização. Processo
de recrutamento e seleção de pessoas;
–
Processo
de aplicar pessoas: Usado para redesenhar seu desempenho. Pode ser o desenho organizacional e de cargos, análise e
descrição dos cargos, orientação das pessoas;
–
Processo
de recompensar as pessoas: Usado para incentivar as pessoas e satisfazer suas
necessidades individuais mais elevadas. Pode ser serviços sociais, recompensas,
benefícios e renumeração;
–
Processo
de desenvolver pessoas: Usado para habilitar e aumentar o desenvolvimento
profissional e pessoal. Pode ser desenvolvimento de carreiras, treinamento e
desenvolvimento das pessoas, programas de comunicação e programas de mudança
–
Processo
de manter pessoas: Usado para criar condições ambientais e psicológicas
satisfatórias para as atividades das pessoas. Pode ser disciplina, higiene,
segurança, qualidade de vida;
–
Processo
de monitorar pessoas: Usado para acompanhar e controlar as atividades da pessoa
e verifica os resultados. Pode ser o os sistemas de informações gerenciais e banco
de dados.
Esses processos servem como diagnóstico porque faz com que as
pessoas reconheçam que é importante adquirir conhecimentos e desenvolver
habilidades na era do conhecimento.
O RECRUTAMENTO E A SELEÇÃO DE PESSOAS:
Recrutar
e Selecionar pessoas é um dos mais importantes processos da gestão de recursos
humanos porque é um processo que não permite erros de avaliação, pois exige
significativo investimento na captação, na integração do novo empregado, nos
treinamentos e na demissão caso não haja a adaptação do empregado contratado.
O processo de recrutamento e
seleção deve ser eficiente e eficaz. A eficiência em fazer corretamente as
coisas: entrevistar bem, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e
precisos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, contar com o mínimo de custos
operacionais, envolver as gerências e sua equipe no processo de escolher
candidato.
A eficácia no sentido de alcançar
resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos e, sobretudo,
tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal. Novos
talentos trazem idéias novas para a empresa e também são capazes de descobrir
outros novos talentos que poderão contribuir para as mudanças, o
desenvolvimento e o crescimento da empresa.
ENTENDEMOS ENTÃO:
Uma
boa gestão de pessoas em uma organização traz resultados como uma maior competitividade e diferenciação
no mercado.
Para
as pessoas, o reconhecimento e ampliação do acervo de competências traz
benefícios que ultrapassam o âmbito profissional, pois além de conhecer mais
sobre determinado processo e ser imprescindível para a organização, o
desenvolvimento da competência busca criar habilidades para acompanhar as mudanças e a inovação tecnológica.
O
desafio principal da gestão de pessoas é fazer com que as pessoas reconheçam
que estão na era do conhecimento e que o fator critico para conseguir o sucesso, valor e
reconhecimento, tanto como pessoa como profissional, é aprender sempre e
investir em capital intelectual e aprendizado contínuo.
É vital também
saber que o conhecimento e aprendizagem não podem ser sustentados apenas na
individualidade, exigem além de esforço e disciplina pessoal, o envolvimento das equipes em suas mais
diversas formas.
Aos recursos
humanos da organização, cabe a missão de sensibilizar as pessoas para o contexto
da organização e para o futuro, viabilizando metodologias que possibilitem a
aprendizagem contínua das pessoas que compõem a organização e além de tudo,
cabe a responsabilidade de ser guardião de todo o desenvolver do processo.