quarta-feira, 6 de março de 2013

GESTÃO DE PESSOAS




CONCEITO

A Gestão de Pessoas é uma área de responsabilidade do recursos humanos de uma empresa, que deve gerenciar os recursos humanos necessários à consecução dos objetivos organização.
Para uma boa gestão os responsáveis pelo setor devem treinar e desenvolver o pessoal, ter boas ferramentas para recrutamento e seleção, saber o momento para reconhecer as pessoas e renumerá-las por competência e habilidade, além de avalia-las periodicamente.
Gerir pessoas significa atualmente estimular o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas, fazendo com que elas se sintam reconhecidas pelo trabalho, esforço e por suas competências.
Antigamente as empresas consideravam as pessoas apenas como recursos, dotadas de habilidades, capacidade e conhecimento para execução de tarefas organizacionais.
Atualmente são vistas como pessoas, dotadas de características próprias de personalidade, aspirações, valores, crenças, atitudes, motivações e objetivos individuais e de importante valor para as organizações porque são peças essenciais para a consecução das atividades e realização dos objetivos da empresa. 
É o capital intelectual que movimenta a organização na direção por ela determinada e são as pessoas com seus talentos desenvolvidos e mantidos que levam a esse ponto determinado.
As empresas buscam cada vez mais produzir produtos e prestar serviços de qualidade, com o objetivo de ter uma boa penetração no mercado para conquistar e fidelizar clientes. Dentre as estratégias para chegar a esse objetivo destaca-se a motivação, que age como fator diferenciador e competitivo.
Para gerenciar pessoas é preciso basear-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e como são mantidas num ambiente de trabalho e num clima organizacional adequado, além de saber como estão estruturados e organizados os colaboradores, de modo a habilitá-los a exercer maior poder e liberdade de decisão, levando a maior flexibilidade e a reação mais rápida aos requisitos mutáveis do mercado.

EXISTEM DIVERSOS PROCESSOS PARA GERIR PESSOAS:

        Processo de agregar pessoas: Usado para incluir novas pessoas na organização. Processo de recrutamento e seleção de pessoas;
        Processo de aplicar pessoas: Usado para redesenhar seu desempenho. Pode ser o  desenho organizacional e de cargos, análise e descrição dos cargos, orientação das pessoas;
        Processo de recompensar as pessoas: Usado para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Pode ser serviços sociais, recompensas, benefícios e renumeração;
        Processo de desenvolver pessoas: Usado para habilitar e aumentar o desenvolvimento profissional e pessoal. Pode ser desenvolvimento de carreiras, treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de comunicação e programas de mudança
        Processo de manter pessoas: Usado para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Pode ser disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida;
        Processo de monitorar pessoas: Usado para acompanhar e controlar as atividades da pessoa e verifica os resultados. Pode ser o os sistemas de informações gerenciais e banco de dados.
Esses processos servem como diagnóstico porque faz com que as pessoas reconheçam que é importante adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades na era do conhecimento.

O RECRUTAMENTO E A SELEÇÃO DE PESSOAS:


Recrutar e Selecionar pessoas é um dos mais importantes processos da gestão de recursos humanos porque é um processo que não permite erros de avaliação, pois exige significativo investimento na captação, na integração do novo empregado, nos treinamentos e na demissão caso não haja a adaptação do empregado contratado.
O processo de recrutamento e seleção deve ser eficiente e eficaz. A eficiência em fazer corretamente as coisas: entrevistar bem, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e precisos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, contar com o mínimo de custos operacionais, envolver as gerências e sua equipe no processo de escolher candidato.
A eficácia no sentido de alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal. Novos talentos trazem idéias novas para a empresa e também são capazes de descobrir outros novos talentos que poderão contribuir para as mudanças, o desenvolvimento e o crescimento da empresa.

ENTENDEMOS ENTÃO:

Uma boa gestão de pessoas em uma organização traz resultados como uma maior competitividade e diferenciação no mercado.
Para as pessoas, o reconhecimento e ampliação do acervo de competências traz benefícios que ultrapassam o âmbito profissional, pois além de conhecer mais sobre determinado processo e ser imprescindível para a organização, o desenvolvimento da competência busca criar habilidades para acompanhar as  mudanças e a inovação tecnológica.
O desafio principal da gestão de pessoas é fazer com que as pessoas reconheçam que estão na era do conhecimento e que o fator critico para conseguir o sucesso, valor e reconhecimento, tanto como pessoa como profissional, é aprender sempre e investir em capital intelectual e aprendizado contínuo.
É vital também saber que o conhecimento e aprendizagem não podem ser sustentados apenas na individualidade, exigem além de esforço e disciplina pessoal, o envolvimento das equipes em suas mais diversas formas.
Aos recursos humanos da organização, cabe a missão de sensibilizar as pessoas para o contexto da organização e para o futuro, viabilizando metodologias que possibilitem a aprendizagem contínua das pessoas que compõem a organização e além de tudo, cabe a responsabilidade de ser guardião de todo o desenvolver do processo.