LÍDER X CHEFIA
As pessoas estão em constante evolução de ideias, pensamentos
e conceitos. Com isso, as empresas para ter maiores resultados junto aos seus funcionários vem mudando a concepção de chefe e, dando uma enfâse no termo
liderança.
Ø
CHEFE: é o principal entre os outros,
exerce a autoridade, chefia e governa. Tem as suas preocupações nas metas e no
trabalho a realizar.
ØLÍDER: é o orientador ou dirigente
entre os outros, exerce o papel das relações humanas, tem as suas preocupações
nos sentimentos, pessoas e condição humana.
A
principal idéia era que o poder era concentrado na mão de um só. Por isso ele
podia tudo.
Ø
NICOLAU
MAQUIAVEL (1469
– 1527)
É
melhor ser amado ou temido?
Ø
THOMA
HOBLES (1588 –
1619)
É
lícito ao rei governar despoticamente, já que lhe foi dado o poder absoluto.
AS CARACTERÍSTICAS
O CHEFE:
compreende os comportamentos classificados dentro do modelo autocrático de uso
da autoridade, tem muito mais preocupação com a tarefa do que com o grupo que
executa.
O LÍDER
compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso
da autoridade, acredita que o processo administrativo deve procurar criar um
clima em que as pessoas sintam-se confortáveis.
TIPOS DE LÍDER
Ø
Líder
autoritário;
Ø
Líder
liberal;
Ø
Líder
situacional;
Ø
Líder
emergente;
CONDUTA DE UM LÍDER
Ø
Não
pode ser orgulhoso;
Ø
Não
pode perder de vista a meta final;
Ø
Deve
idealizar o destino principal;
Ø
O
líder deve esta disposto a encontrar um novo objetivo;
Ø
Tem
que dá bons exemplos;
Ø
Tem
que espalhar otimismo e autoconfiança, sem fugir da realidade;
Ø
O
líder e comunicativo;
Ø
O
líder minimiza as diferenças de status e privilégios;
Ø
Deve
saber administrar conflitos;
O PAPEL DO LÍDER
A
liderança consiste induzir seguidores a realizar certos objetivos que
representa os valores e as motivações, desejos e necessidades, aspirações e
expectativas para todos. A genialidade está na forma como os valores e as
motivações, numa grande variedade de situações e conflitos na caminhada dos
objetivos.