quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estudo de Caso

Empresa MRS Logística S.A

A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da Rede Ferroviária Federal e atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, interligando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Tem como atividades o transporte ferroviário de cargas gerais, como minério, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque verde e contêineres; e na logística integrada, que implica planejamento, multimodalidade e transit time definido.
Transporta e distribui cargas numa região que concentra 65% do PIB (Produto Interno Bruto)  do Brasil e estão instalados os maiores complexos industriais do país. São mais de 1.600 km de malha – trilhos.
Por esta malha é possível alcançar os portos de Sepetiba e de Santos que é considerado o mais importante porto da América Latina.
A MRS trabalha com equipamentos modernos de GPS (localização via satélite com posicionamento de trens em tempo real), sinalização defensiva, detecção de problemas nas vias com apoio de raios-X e ultra-som para detectar fraturas ou fissuras nos trilhos.
Com metas bem definidas, a MRS implementa vários programas de cunho ambiental: recuperação de áreas degradadas com emprego de revestimentos vegetais, gerenciamento de resíduos e adoção de medidas preventivas para eliminação de processos poluidores.
A MRS tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente baseada na constituição federal brasileira, que defende o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, a MRS logística desenvolve políticas de preservação eficazes e adota medidas preventivas capazes de minimizar os possíveis impactos na natureza causados por sua malha de transportes.
Recupera áreas degradadas que começa pelos processos de drenagem do solo, revestimentos vegetais e contenções. Seguida pelo gerenciamento de resíduos, que objetiva a disposição correta de detritos lançados pelos vagões ou por vias de transferência de poluentes, como postos de abastecimento.
A empresa implanta uma série de medidas sobre procedimentos operacionais, capacitação de recursos humanos, conscientização e emprego de tecnologias, para garantir o transporte eficiente e seguro não só de suas cargas, mas também de seus funcionários.
Os valores defendidos pela MRS são:

        Qualidade na Prestação dos Serviços;
        Pessoas Motivadas e Comprometidas;
        Transparência e a Boa Comunicação;
        Inovação e a Criatividade;
        Responsabilidade com todos os Públicos;
        Busca permanente do Lucro.

O objetivo da MRS para os próximos anos é alcançar o topo da eficiência operacional. Diferenciais competitivos, reestruturação de processos existentes para conquista de novos clientes, investimento em pessoal e ampliação da participação no mercado de carga geral está em pauta para fazer da MRS a melhor operadora logística ferroviária do país.
A MRS tem como missão: “Oferecer transporte de carga com foco na ferrovia, priorizando fluxos que gerem escala e relações de longo prazo, a preços competitivos e com previsibilidade, para agregar valor crescente ao negócio”.
A MRS presta serviços de transporte para atendimento de clientes nos mais diversos segmentos de mercado. Isso é outro diferencial e destaque da empresa.
Preocupada com a comunidade e com o clima organizacional da empresa como um todo, a MRS implementa e implanta vários projetos sociais que contribuem para um ambiente cada dia mais motivador e produtivo e para empresa reconhecida no país:

        Programa Semana Família MRS; Têm o objetivo de dar continuidade ao programa de integração Família-Empresa, demonstrando a preocupação da compainha com os aspectos sociais e a qualidade de vida de seus empregados.
        Programa Sabadão da Família; Integra Família/Colaborador/Empresa com foco no aspecto de qualidade de vida e de lazer.
        Programa Família no Trem; É um programa de integração entre Família-Empresa, com o intuito de mostrar para os familiares o dia-a-dia dos maquinistas e auxiliares.
        Programa Café com Presidente; é um programa de comunicação e interação com objetivo de alinhar os colaboradores em relação à Missão, Sonhos, Valores e indicadores da compainha.
        Copa MRS; Promove a integração de diversas áreas operacionais da empresa num evento esportivo como meio facilitador para a melhoria das relações interpessoais e inter-áreas.
        Programa de reconhecimento; Homenageia colaboradores com mais de 25 anos de trabalho na ferrovia.
        Programa gestão à vista; Têm por objetivo estimular a busca de bons resultados nos indicadores da equipe.

A MRS busca se sobressair no mercado de transporte ferroviário para isso investe em equipamento e tecnologia sendo até pioneira na implantação de alguns modelos como os Simuladores de condução de trens, o trem esmerilhador e Carro Controle e o Sistema de posicionamento de trens;
A MRS foi pioneira na compra de dois dos mais modernos equipamentos para correção e manutenção de via férrea.
A MRS tem um sonho e para transformar seus sonhos em realidade, a empresa não mede esforços e investe em tudo que tem de mais modernos para ser a melhor e atingir com eficácia seus objetivos e seus resultados planejados.
A MRS Logística S.A baseada em políticas se compromete com o atendimento à legislação vigente e com a melhoria contínua do seu sistema de gestão, constituindo o dever de todos os empregados ao exercício adequado e seguro de suas atividades, de sorte a prevenir acidentes e garantir a segurança do trabalho, resguardar a saúde ocupacional e obedecer as normas para preservação do meio ambiente e alocara os recursos necessários para o desenvolvimento de sua política, garantindo seu atendimento, implantação e manutenção em todos os níveis hierárquicos e pelas empresas por ela contratadas.

Mas para obter sucesso nesse mercado precisou buscar indicadores que a destaca no mercado como a qualidade de seus processos (certificada ISO 9001:2000), produtividade, competitividade e agilidade na entrega de seus produtos transportados através de containeres até o porto. Busca avaliar sua posição no mercado com competitividade e planejar soluções que possam contribuir para melhorar cada vez mais.

Fonte: Tirada de uma visita técnica, feita em 2006 pelos alunos de Administração - FASAR. Coordenada pelo Professor Rogério e o aluno Ronald Lucas.