A história da
ferrovia iniciou-se por volta de 1550 nas minas da Alsácia, na Bélgica, onde
podia-se encontrar:
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Vagão de minério;
-
Rodas flangeadas de madeira.
Stephenson, um engenheiro inglês,
foi quem criou a locomotion no ano de
1825. nessa época foi fundada a locomotiva a vapor e a primeira estrada de
ferro.
No ano de 1832, na Filadélfia, foi
inaugurada a fábrica de locomotiva Baldwin Locomotive Work, que mais tarde se
tornou a mais importante do mundo.
Em 1837, foi inaugurada a primeira
ferrovia da América Latina, que ligava La Habana a Guines, em Cuba.
Em 1851, f oi inaugurada a
primeira ferrovia da América do Sul, no Peru, que ligava Lima a Calero.
Em 1828, o governo imperial
autorizou por Carta Lei, a construção e exploração de estradas de ferro em
geral.
A primeira ferrovia brasileira só
foi inaugurada em 30 de abril de 1854, por Visconde de Mauá, cujo nome foi
Estrada de Ferro Mauá.
DESSA
FORMA, COMEÇARAM A SURGIR NOVAS COMPANHIAS FERROVIÁRIAS COMO:
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Estrada de Ferro Central do Brasil (1858);
-
Estrada de Ferro São Francisco (1860).
Em 1957, após a
construção da rede Ferroviária Federal, várias outras ferrovias passaram a
integrar-se a elas:
-
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré;
-
Estrada de Ferro Central do Brasil;
-
Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.
O Modal ferroviário foi
direcionado ao transporte de cargas de baixo valor para fluxos concentrados e
para grandes distâncias.
De acordo com o palestrante, o sistema ferroviário brasileiro
foi composto de quatro redes ferroviárias:
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REFSA: Rede Ferroviária Federal
-
EFVM: Estrada de Ferro Vitória Minas
-
EFC: Estrada de Ferro Carajás
-
FEPASA: Ferrovia Paulista S.A.
Três diferentes óticas podem analisar a evolução do
desempenho das ferrovias privatizadas:
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A dos usuários;
-
A da prestadora de serviços;
-
A do governo.
Foram
apontadas estatísticas nas quais verificou-se um aumento proveniente da
velocidade comercial média entre os sistemas ferroviários existentes.
Estas estatísticas são usadas a fim
de analisar o sistema ferroviário e seu surgimento, bem como sua importância
para o setor férreo do Brasil.
OBSERVA-SE:
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Reduzida extensão da malha;
-
Altos custos operacionais;
-
Inserção geográfica, muitas vezes conflitante com as
linhas de desejo do cliente;
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Ausência de investimentos governamentais.
Em relação à velocidade Média
comercial (Km/h), foi somente nos anos de 1998 e 2000, que verificou-se um
aumento da velocidade comercial média de 12,03
km/h para
12,67 2 km/h .
De
acordo com o palestrante, houve um crescimento de 5,31% que indica uma pequena
redução na média do lead time de
transporte ferroviário.
Para que se aumente a participação da ferrovia no transporte de cargas no
Brasil, é preciso que:
-
Se invista em novas tecnologias;
-
Sistemas eficientes de controle;
-
Modernas locomotivas;
Com tudo
isso, percebe-se que houve um avanço no desempenho do setor ferroviário pós-privatização.
A
trajetória do crescimento das ferrovias, bem como seu surgimento, marcou
profundamente a Logística do Sistema Modal Ferroviário existente no Brasil.
Pode-se
perceber que o uso das ferrovias possibilitou o crescimento econômico de várias
empresas decorrente da velocidade da trajetória em que era disponibilizado os
materiais utilizados por elas.
Com
o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo possibilitando um avanço
geral no desempenho do setor ferroviário pós-privatização.