domingo, 17 de março de 2013

FERROVIAS



A história da ferrovia iniciou-se por volta de 1550 nas minas da Alsácia, na Bélgica, onde podia-se encontrar:
-      Vagão de minério;
-      Rodas flangeadas de madeira.
Stephenson, um engenheiro inglês, foi quem criou a locomotion no ano de 1825. nessa época foi fundada a locomotiva a vapor e a primeira estrada de ferro.
No ano de 1832, na Filadélfia, foi inaugurada a fábrica de locomotiva Baldwin Locomotive Work, que mais tarde se tornou a mais importante do mundo.
Em 1837, foi inaugurada a primeira ferrovia da América Latina, que ligava La Habana a Guines, em Cuba.
Em 1851, foi inaugurada a primeira ferrovia da América do Sul, no Peru, que ligava Lima a Calero.
Em 1828, o governo imperial autorizou por Carta Lei, a construção e exploração de estradas de ferro em geral.
A primeira ferrovia brasileira só foi inaugurada em 30 de abril de 1854, por Visconde de Mauá, cujo nome foi Estrada de Ferro Mauá.

DESSA FORMA, COMEÇARAM A SURGIR NOVAS COMPANHIAS FERROVIÁRIAS COMO:
-      Estrada de Ferro Central do Brasil (1858);
-      Estrada de Ferro São Francisco (1860).
Em 1957, após a construção da rede Ferroviária Federal, várias outras ferrovias passaram a integrar-se a elas:
-      Estrada de Ferro Madeira-Mamoré;
-      Estrada de Ferro Central do Brasil;
-      Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.

O Modal ferroviário foi direcionado ao transporte de cargas de baixo valor para fluxos concentrados e para grandes distâncias.

De acordo com o palestrante, o sistema ferroviário brasileiro foi composto de quatro redes ferroviárias:
-      REFSA: Rede Ferroviária Federal
-      EFVM: Estrada de Ferro Vitória Minas
-      EFC: Estrada de Ferro Carajás
-      FEPASA: Ferrovia Paulista S.A.

Três diferentes óticas podem analisar a evolução do desempenho das ferrovias privatizadas:
-      A dos usuários;
-      A da prestadora de serviços;
-      A do governo.

Foram apontadas estatísticas nas quais verificou-se um aumento proveniente da velocidade comercial média entre os sistemas ferroviários existentes.
Estas estatísticas são usadas a fim de analisar o sistema ferroviário e seu surgimento, bem como sua importância para o setor férreo do Brasil.

OBSERVA-SE:
-      Reduzida extensão da malha;
-      Altos custos operacionais;
-      Inserção geográfica, muitas vezes conflitante com as linhas de desejo do cliente;
-      Ausência de investimentos governamentais.

Em relação à velocidade Média comercial (Km/h), foi somente nos anos de 1998 e 2000, que verificou-se um aumento da velocidade comercial média de 12,03 km/h para 12,67 2 km/h.
De acordo com o palestrante, houve um crescimento de 5,31% que indica uma pequena redução na média do lead time de transporte ferroviário.
Para que se aumente a participação da ferrovia no transporte de cargas no Brasil, é preciso que:
-      Se invista em novas tecnologias;
-      Sistemas eficientes de controle;
-      Modernas locomotivas;

Com tudo isso, percebe-se que houve um avanço no desempenho do setor ferroviário  pós-privatização.
A trajetória do crescimento das ferrovias, bem como seu surgimento, marcou profundamente a Logística do Sistema Modal Ferroviário existente no Brasil.
Pode-se perceber que o uso das ferrovias possibilitou o crescimento econômico de várias empresas decorrente da velocidade da trajetória em que era disponibilizado os materiais utilizados por elas.
Com o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo possibilitando um avanço geral no desempenho do setor ferroviário pós-privatização.