domingo, 23 de novembro de 2014

Segunda Parte

2. Sistema de Informação

Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, recupera, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização. Além disso, esses sistemas também auxiliam a gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
Os sistemas de informação contém informações significativas para a organização. Informação quer dizer dados apresentados em uma forma útil para os administradores. Dados, por sua vez são fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Estas atividades são: Entrada, Processamento e Saída. A palavra de origem inglesa “Feedback” é a saída que retorna a determinadas pessoas e atividades da organização para análise e refino da entrada. Fatores ambientais como clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, e agências regulamentadoras, interagem com a organização e seus sistemas.
Da perspectiva da empresa, o sistema de informação é uma solução organizacional e administrativa, baseada na tecnologia de informação para enfrentar um desafio proposto pelo ambiente.
Uma outra abordagem para definir Sistemas de Informação (SI) leva em conta as pessoas, as organizações e a tecnologia. Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, estes sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

De acordo com esta visão, os SI são parte integrante de uma organização e é produtos de três componentes.

2.1 Componentes de sistemas de informação

Organizações

• Moldam os sistemas de informação
• Procedimentos são incorporados aos SI
• Possui cultura específica
• Demandas internas e externas criam os SI

Pessoas

• Usam informações vindas de SI
• Geram dados para SI
• Necessitam treinamento
• São influenciados por interfaces dos SI

Tecnologia

• Meio de transformação e armazenamento dos dados
• Automação para eliminação do trabalho repetitivo e massivo
• Informatização dos processos
• Confiabilidade e Rapidez
• Hardware
• Software
• Armazenamento
• Comunicação

A visão dos 3 componentes de SI é apresentada numa perspectiva sociotécnica, ou seja, os Sistemas de Informação coordenam um arranjo perfeito entre a tecnologia, as organizações e as pessoas.
As tecnologias mais avançadas não têm valor se as organizações não puderem utilizá-las ou se as pessoas não se sentirem confortáveis ao usá-las.
Podemos dizer Sistema de informações um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização.

Descrição das interfaces de um Sistema de Informação:

Pessoas

As pessoas são solucionadoras de problemas responsáveis pela análise dos muitos desafios enfrentados pelas organizações e pelo desenvolvimento de estratégias e planos de ação Sistemas de informação são umas de suas ferramentas, proporcionando as informações necessárias para as soluções. Elas refletem as decisões da administração e também servem de instrumento para mudar seu processo.

Organização

Os SI tem raízes nas organizações, são um produto de sua cultura, política, fluxos de trabalho e procedimentos operacionais padrão. São instrumentos para a mudança organizacional, possibilitando a transformação desses elementos organizacionais em novos modelos de negócios e rede terminando as fronteiras da empresa. Os avanços tecnológicos dos SI estão acelerando a tendência em direção às economias globalizadas, orientadas para o conhecimento, e às organizações achatadas, flexíveis e descentralizadas, que podem coordenar-se com outras organizações a grandes distâncias.

Tecnologia

A revolução da rede está em curso. A tecnologia de sistemas de informação não está mais limitada a computadores, mas consiste em um conjunto de tecnologias que habilitam a ligação de computadores em rede com a finalidade de trocar informações a longas distâncias e fora das fronteiras organizacionais. A Internet proporciona conectividade global e uma plataforma flexível para um fluxo de informações sem descontinuidade por toda a empresa e entre ela e seus clientes e fornecedores

-Formular a estratégia empresarial
-Monitorar a venda de produtos
-Expandir os canais de venda
-Formar comunidade on-line de clientes
-Emissor de boletos eletronicas

Pessoas
Organização
Tecnologia

Sistemas de Informação

Solução organizacional

-Vender Produtos eletronicamente
-Identificar boas oportunidades de vendas
-Fornecer informações on-line para clientes
-Oferecer testes on-line de produtos
- Aumentar as vendas

Problemas Organizacionais

-Queda na receita dos canais de venda tradicionais
-Queda na base de clientes
-Aumento dos custos

2.2 O Ambiente Empresarial Competitivo.

Quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial:

1- Emergência e o fortalecimento da economia global (Globalização);

• Administração e controle de um Marketplace global.
• Concorrência em mercados mundiais.
• Grupos globais de trabalho.
• Sistemas globais de entrega.

2- Transformação de economias e sociedades industriais em economias de serviços;

• Economias baseadas no conhecimento e na informação.
• Novos produtos e serviços.
• Concorrência baseada no tempo.
• Vida mais curta do produto.
• Base limitada de conhecimento dos funcionários.

3- Transformação do empreendimento empresarial;

• Achatamento.
• Descentralização.
• Flexibilidade
• Independência da localização.
• Custos baixos de transação e coordenação.
• Trabalho colaborativo e em equipe.

4- Emergência da empresa digital.

• Relacionamentos com clientes e fornecedores e funcionários habilitados digitalmente.
• Processos centrais e negócios realizados via redes digitais.
• Administração digital dos principais ativos corporativos
• Percepção e resposta rápidas às mudanças ambientais.

2.3 A empresa digital emergente.

O uso intensivo da tecnologia da informação (T.I.) em empresas comerciais, desde a metade da década de 90, aliado à significativa remodelagem organizacional, criou condições para um novo fenômeno da sociedade industrial: a empresa digital. Esta empresa pode ser definida de acordo com
diferentes critérios. Ela é aquela em que praticamente todos os relacionamentos empresariais significativos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados e mediados digitalmente. Os processos de negócios essenciais são realizados por meio de redes digitais que abrangem toda a organização, ou que interligam múltiplas organizações.
As empresas digitais distinguem-se das tradicionais pela dependência quase total de um conjunto de tecnologias de informação para sua organização e administração. Para os gerentes de empresas deste tipo, a tecnologia de informação não é simplesmente útil, viabilizadora, mas sim o cerne da empresa, a ferramenta primordial de administração.

2.4 Exemplos de situações digitais nas empresas:

Finanças e Contabilidade
A tecnologia de Web sem fio tem sido a fonte de novos serviços financeiros. Investidores individuais podem usar seus telefones móveis para obter cotações de ações, negociar ações e notícias do financeiro.
Possibilita também uma velocidade maior no fluxo dos fundos, por prover recursos para cobrar e emitir faturas instantaneamente.
Recursos Humanos
A tecnologia de Internet criou novas ferramentas eficientes e efetivas para comunicação e coordenação de funcionários. Gerentes podem utilizar e-mail, bate-papo e mensagem instantânea para se comunicar com funcionários que estão em localidades diferentes. Empresas podem usar intranet para publicar boletins de funcionários, manuais de política, diretórios e outros documentos de recursos humanos.
Fabricação e Produção
Extranets são especialmente úteis para comércio colaborativo e gerenciamento da cadeia de suprimentos e são a plataforma primária para redes setoriais privadas. Muitas vezes são utilizadas para fornecer dados de disponibilidade de produto e preço e dados de expedição, para permutar ordens de compra e faturas e para executar atividades de desenvolvimento de produto em conjunto com outras empresas.
Vendas e Marketing
A web é um meio especialmente poderoso para vendas e marketing porque provê capacidades para personalização e interação com clientes que não podem ser encontrados em outros canais.

Exercícios de Fixação:
1) Defina sistemas de Informação?
2) Quantas são as atividades e quais são as atividades que produzem informação para as organizações?
3) Qual a importância do sistemas de informação nas organizações?
4) Explique a relação entre pessoas, organização e tecnologia?
5) Quais são as mudanças, estão alterando o ambiente empresarial e comente sobre elas.
6) O que se entende por empresa digital emergente?
7) Cite e comente 2 exemplos de situações digitais nas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário