CONCEITO
Entende-se como o ato ou ação de
gerir, gerenciar ou administrar pessoas, empresas, organização e etc. Toda
empreitada para ser bem sucedida deve ter uma ótima gestão administrativa. No
desenvolvimento dos processos, o planejamento, a organização e a decisão do
melhor caminho para alcançar as metas que se faz a excelência da gestão
administrativa.
Um
bom administrador consegue trabalhar com os recursos que tem, percebendo os
ambientes que se encontra direcionando para competitividade e lucratividade
para vencer os desafios numa economia globalizada.
ATRIBUIÇÕES DA GESTÃO ADMINISTRATIVA
Por
meio da gestão administrativa, pode-se dirigir, comandar e coordenar as
atividades de uma empresa, hospital, cooperativas, governo, Organizações com
fins lucrativos e sem fins lucrativos para que seus objetivos sejam atingidos.
Temos:
1 – PLANEJAMENTO
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3 – DIREÇÃO
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Ø Estabelecer objetivos
e missão.
Ø Examinar as
alternativas.
Ø Determinar as
necessidades de recursos.
Ø Criar estratégias para
o alcance dos objetivos.
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Ø Conduzir e motivar os
empregados na realização das metas.
Ø Estabelecer a
comunicação com os trabalhadores.
Ø Apresentar solução dos
conflitos.
Ø Gerenciar mudanças.
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2. ORGANIZAÇÃO
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4 – CONTROLE
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Ø Desenhar cargos e tarefas específicas.
Ø Criar estrutura
organizacional.
Ø Definir posições.
Ø Coordenar as atividades
de trabalho.
Ø Estabelecer políticas
e procedimentos.
Ø Definir a locação de
recursos.
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Ø Medir o desempenho.
Ø Estabelecer comparação
do desempenho com os padrões.
Ø Tomar as ações
necessárias para a melhoria do desempenho.
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OS NÍVEIS ADMINISTRATIVOS E SUAS
FUNÇÕES
Ao
analisarmos qualquer empresa, indiferente da área de atuação ou região onde
esteja ince- rida, nota-se, a distribuição hierárquica e a distribuição de
tarefas. Portanto, podemos dividi-la em quatro níveis de acordo com a sua
funcionalidade.
Alta
Administração (Diretoria): Estabelecimento
de objetivos, políticas e estratégias organizacionais.
Média
Administração (Gerência): Implementação
das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos.
Administrativo
Operacional (Supervisão): Direção
e supervisão do trabalho do pessoal operacional, nos processos de produção.
Pessoal
não-administrativo (Pessoal de Operações): Uso das habilidades técnicas para realização das
várias tarefas realizadas pela organização.
HABILIDADES NECESSÁRIAS NOS NÍVEIS
ADMINISTRATIVOS
Habilidades
são aptidões específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no
desempenho desejado para o alcance dos objetivos. Encontramos então:
Habilidade
técnica: São
aquelas relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos especializados
dentro da organização.
Habilidades
humanas: São
aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas.
Habilidades
conceituais: São
as relacionadas à capacidade de ver a empresa de maneira total.
Podemos
então estabelecer da seguinte forma essa relação:
Alta Administração (Diretoria) =
Conceitual
Média Administração (Gerência) =
Humana
Administrativo Operacional
(Supervisão) = Técnicas
Podemos
ter ainda mais duas habilidades:
Habilidade
de comunicação e habilidade de pensamento crítico.
PAPEIS ADMINISTRATIVOS
Devido as habilidades e conhecimento, em cada grupo
encontramos indivíduos que assume determinado papel, que, em muitas vezes, pode
levar tanto para conquista como o fracasso na tentativa de atingir os objetivos
traçados. Temos portanto:
Papeis
Interpessoais
Ø Chefe – Coloca-se como um representante
da organização.
Ø Líder – Responde pela motivação e
ativação dos funcionários.
Ø Ligação – Mantém desenvolvida uma rede de
contatos externos importantes.
Papeis
Informacionais
Ø Monitor – Acompanha ativamente o ambiente
para obter informações.
Ø Disseminador – Transmite as informações.
Ø Interlocutor – Transmite para fora as
informações sobre planos, políticas e ações.
Papeis
Decisórios
Ø Empreendedor – Procura por oportunidades e
inicia projetos de melhorias.
Ø Solucionador de Conflitos – Resolve conflitos.
Ø Alocador de Recursos – Determina como os recursos serão
distribuídos.
Ø Negociador – Ocupa-se em operar acordos e
contratos no melhor interesse da organização.
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
A
Eficiência esta relacionada com as entradas e saídas de uma organização, ou
seja, é operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados.
A
Eficácia está relacionada no alcance dos objetivos, resultados propostos, ou
seja, significa fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo.
EFICIÊNCIA
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EFICÁCIA
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Ø Ênfase nos meios.
Ø Realização de tarefas.
Ø Solução de problemas.
Ø Treinamento de funcionários.
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Ø Ênfase nos resultados.
Ø Consecução dos objetivos.
Ø Acerto nas soluções propostas.
Ø Operações realizadas corretamente.
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Por: Wille Linhares
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